Conheça 15 filmes para falar sobre racismo e Consciência Negra

Imagem: Reprodução.

No próximo dia 20 de novembro, o Brasil celebra mais um Dia Nacional da Consciência Negra, data que arremete ao líder quilombola Zumbi dos Palmeiras, africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade, e se tornou um símbolo da luta dos negros pela liberdade e pelo fim da escravidão no país que só aconteceu em 13 de maio de 1888.

O objetivo da data é propor uma reflexão sobre o povo e a cultura africana no Brasil, e o contexto social na qual essa população está inserida, bem como o quão forte o racismoainda permanece presente na sociedade.

Aliás, é oportuno ressaltar que embora o racismo seja considerado crime no Brasil, a realidade diverge da teoria e mesmo das leis.

Para refletir sobre esse contexto, Catraca Livre listou 15 produções que tratam sobre racismo em suas diversas vertentes, tanto no Brasil quanto no mundo.

Em relação ao cenário nacional, atenção especial para o filme “Cidade de Deus”, que, embora não seja necessariamente sobre questões de raça, propõe um debate importante sobre a construção social no Brasil, que teima em classificar o negro como “perigoso”, revelando a desumanização dessas pessoas por uma sociedade preconceituosa e intolerante.

Cidade de Deus

Cidade de Deus
Crédito: DivulgaçãoCidade de Deus. Este sóbrio drama retrata a voda em uma favela do Rio de Janeiro, com fama de ser uma das partes mais perigosas da cidade maravilhosa.

Cidade de Deus: 10 Anos Depois

Cidade de Deus: 10 Anos Depois
Crédito: Divulgação Cidade de Deus: 10 Anos Depois. Dez anos após “Cidade de Deus”, este documentário reúne parte do elenco e da equipe da produção para investigar o rumo que suas vidas tomaram desde então.

What Happened, Miss Simone?

What Happened, Miss Simone?
What Happened, Miss Simone? Documentário de Nina Simone, cantora, pianista e ativista que atuou junto de personalidades como Malcolm X, Martin Luther King e Rosa Parks. O filme traz gravações e imagens de arquivo inéditas, mostrando os bastidores e a trágica trajetória de Miss Simone.

Beasts of no Nation

Beasts of no Nation
Beasts of no Nation. Com Idris Elba no elenco e baseado no livro de mesmo nome de Uzodinma Iweala, mostra o processo de formação de um menino soldado em um país africano tomado pela violência e guerra civil.

12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão. Filme vencedor de 3 Oscars sobre a história real de Solomon Northup, um negro livre que foi raptado em 1841 e vendido como escravo. Com Chiwetel Ejiofor no papel principal.

The Get Down

The Get Down
The Get Down. Série da Netflix sobre a música e a vibrante cultura negra do sul do Bronx dos anos 1970.

Raça

Raça
Raça. Longa sobre a incrível história de Jesse Owens, corredor afro-americano que venceu as Olimpíadas de Berlim de 1936, contestando bem debaixo dos bigodes de Hitler a teoria nazista de supremacia branca.

Dear White People

Imagem do filme Dear White People, de 2014.
Dear White People, de 2014. Série da Netflix com previsão de estreia para 2017, que mostra com humor satírico as complexas relações “pós-raciais” nos Estados Unidos dos anos 1960 e 1970, com um grupo de alunos negros que integra uma universidade de elite.

Histórias Cruzadas

Histórias Cruzadas
Crédito: Divulgação Histórias Cruzadas. Uma escritora branca abala o status quo do Mississipi dos anos 1960 ao entrevistar empregadas domésticas negras e divulgar suas histórias.

 

Selma – Uma Luta pela Igualdade

Selma - Uma luta pela igualdade
Crédito: Divulgação Selma – Uma luta pela igualdade. Diante de violentos ataques racistas, Martin Luther King Jr. lidera um protesto no Alabama que culmina na marcha histórica da cidade de Selma a Montgomery.

Bem-vindo a Marly-Gomonts

Bem-vindo a Marly-Gomonts
Crédito: Divulgação Bem-vindo a Marly-Gomonts. Aliviado por fugir de uma ditadura, um médico do Congo se muda com a família para um vilarejo francês, onde o choque cultural pode render muitas surpresas.

 

A 13º Emenda

A 13º Emenda
Crédito: Divulgação A 13º Emenda. Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.

A 13ª Emenda: Oprah Winfrey Entrevista Ava DuVernay

A 13ª Emenda: Oprah Winfrey Entrevista Ava DuVernay
Crédito: Divulgação A 13ª Emenda: Oprah Winfrey Entrevista Ava DuVernay. Oprah Winfrey entrevistou a cineasta Ana DuVernay sobre a indicação de seu filme ao Oscar, ciclos históricos de opressão e o péssimo estado do sistema penitenciário.

Maya Angelou, e Ainda Resisto

Maya Angelou, e Ainda Resisto
Crédito: Divulgação Maya Angelou, e Ainda Resisto. A vida notável da poetisa e ativista Maya Angelou é celebrada através de suas próprias palavras, além de fotografias e imagens raras.

Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução

Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução
Crédito: Divulgação Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução. Informantes da polícia, jornalistas, simpatizantes e detratores contribuíram para a realização deste documentário sobre a história do Partido dos Panteras Negras.

Racismo é crime

Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail ([email protected]), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.