Confira a lista das cidades mais amigáveis para as bicicletas no mundo

Segundo o Copenhagenize Index 2013, Amsterdam é a melhor cidade para utilizar a bike como meio de transporte

2009-07-03_VondelparkBikes.large_-450x299O resultado do Copenhagenize Index 2013 acabou de ser divulgado e contempla Amsterdã (Holanda)Copenhague (Dinamarca) e Ultrech (província dos Países Baixos) como as cidades mais seguras e confortáveis para a utilização da bicicleta como meio de transporte. No total, 150 cidades ao redor do mundo participaram e a lista é elaborada com ajuda de colaboradores e especialistas, que distribuem notas em diferentes critérios de avaliação.

A lista tem 13 critérios no total, que dão 4 pontos cada. Além disso, esforços extras podem acrescentar mais 12 pontos de bônus. Os critérios vão além do óbvio, como quilometragem das ciclovias e número de ciclistas, buscando entender o quanto a cidade aceita a bicicleta.

Por exemplo, a lista avalia o quanto os motoristas respeitam e aceitam a bicicleta, o quão influente são as organizações que defendem o transporte, os esforços para diminuição da velocidade dos veículos e qual a ênfase da bike no planejamento urbano.

Divulgação

Sem novidades: Amsterdã ganhou de novo o posto de cidade mais amigável para as bicicletas

Outro ponto interessante é o “Aumento desde 2006?, no qual os avaliadores medem os esforços recentes das cidades para melhorar a vida dos ciclistas. O compartilhamento de bicicletas, como programas públicos de empréstimo, e a possibilidade de utilizar diferentes modais de transporte também contam pontos.

Brasil

Em 2011, no último relatório da Copenhagenize Index, o Rio de Janeiro estava na lista das cidades mais amigáveis, com 47 pontos. Na ocasião, foram avaliadas 80 munícipios. Porém, em 2013, outras cidades aumentaram a pontuação, tirando o posto dos cariocas.

Fonte: Catraca Livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.