Conferência Internacional da Via Campesina: Desafios da luta camponesa

Publicado em: 24/07/2017 às 20:50
Conferência Internacional da Via Campesina: Desafios da luta camponesa

No terceiro dia de trabalho da VII Conferência da Internacional Via Campesina, no País Basco, e tendo em conta as contribuições e discussões dos grupos de trabalho temáticos que envolveram mais de 500 delegados e delegados agricultores ao redor do globo, foram listados os principais desafios do movimento camponês hoje.

São desafios que vão desde a identificação dos principais inimigos para a Soberania Alimentar e direitos para os camponeses até a realização em esforços locais, regionais e internacionais na luta em diferentes frentes e campanhas da Via Campesina.

A Rádio Mundo Real apresenta um resumo da apresentação na plenária da Conferência feita por Marina Dos Santos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil, em nome do Comitê Coordenador Internacional da Via Campesina.

Marina também disse que esses desafios são concebidos como parte de um movimento social muito mais amplo que faz parte da Via Campesina, mas que parte da aliança estratégica entre o campesinato para a classe trabalhadora como um todo.

“Só com a luta de massas é que podemos obter algum tipo de conquista. Só com negociações não têm conquistas. A classe trabalhadora nunca teve vitórias sem lutar”, disse Marina.

Ouça um resumo da apresentação na plenária realizada por Marina Dos Santos (ouça aqui em espanhol).

Fonte: MST. 

Deixe uma resposta