Conexões Globais debaterá sentido e futuro das manifestações de rua no Brasil e no mundo

20140115conexoesdemocracia2.0A edição 2014 do Conexões Globais, que ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana, terá um significado adicional em relação às edições dos anos anteriores, pois será realizada pouco mais de seis meses depois dos protestos que levaram milhões de pessoas às ruas do Brasil, em junho de 2013. O debate sobre o sentido e o futuro dessas manifestações integra a agenda de debates do Conexões, além de temas como Democracia 2.0, Marco Civil da Internet, soberania na rede, cultura digital e mobilização social na era da internet. Ao todo serão seis debates (três a cada dia), que acontecerão no Teatro Bruno Kiefer, sempre a partir das 14h.

A organização do evento divulgou os nomes de alguns dos participantes que participarão destes debates:

Teivo Teivainen, ativista finlandês, membro fundador do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e pesquisador sobre novas formas de democracia e sua relação com o poder.

Ahmet M. Ogut, ativista turco de papel destacado nos protestos que ocorreram na Turquia no ano passado;

Laura Citlali Murillo, feminista, cicloativista e ligada ao movimento #YoSoy132 do México;

Tica Moreno, socióloga e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

Tiago Pimentel, pesquisador de redes digitais, atualmente é diretor da InterAgentes Comunicação Digital e presidente da Associação Actantes, entidade que atua pela proteção da privacidade e pela liberdade na Internet.

Bernardo Gutiérrez, jornalista, escritor, mídia-ativista e consultor digital.

Cláudia Favaro, do Comitê Popular da Copa;

Bruno Torturra, um dos principais nomes ligados à Mídia NINJA e envolvido na idealização da #PósTV.

Como nas edições anteriores, as atividades do Conexões Globais na Casa de Cultura Mário Quintana tem entrada franca e serão transmitidas ao vivo pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para participação de internautas. Além dos debatedores presenciais, cada um dos Diálogos Globais trará também um webconferencista, que participará da discussão via internet.

A página do Conexões Globais traz maiores informações sobre a programação, oficinas e os participantes do evento. O evento é realizado pela Associação Software Livre com apoio do Governo do Rio Grande do Sul e da Secretaria Geral da Presidência da República.

Abertas inscrições para o Acampamento da Juventude

Estão abertas as inscrições para o Acampamento Intercontinental da Juventude, que faz parte da programação do Fórum Social Temático 2014, que será realizado de 21 a 26 de janeiro, em Porto Alegre. O Acampamento ficará instalado no Parque Harmonia. As inscrições para participantes podem ser realizadas pelo site www.forumsocialportoalegre.org.br, com uma taxa de inscrição de R$20,00. Segundo a organização, no ato do credenciamento, os participantes receberão um crachá, a bolsa do evento e materiais de divulgação, além do livre acesso a todas as atividades autogestionárias.

Entidades, organizações, movimentos ou redes de movimentos sociais também podem se inscrever para realizar atividades autogestionárias no Acampamento da Juventude. A atividade deve abranger pelo menos um dos três eixos temáticos principais do fórum – Crise Capitalista, Democracia e Justiça Social e Ambiental. Inscrição através do e-mail: [email protected]

Durante o acampamento serão realizadas atividades culturais, shows, palestras e exposição de produtos da Economia Solidária. A expectativa dos organizadores é que o acampamento de 2014 conte com um público de cerca de 3 mil participantes.

Coletiva de imprensa na segunda

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) está convidando para uma coletiva de imprensa com os organizadores do Fórum Social Temático 2014, na sala do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na próxima segunda-feira, 20, às 14h. Na coletiva serão divulgadas a programação e as presenças confirmadas para o FST. A tradicional Marcha de Abertura do Fórum ocorrerá na quinta-feira (23), com concentração no Largo Glênio Peres, a partir das 15h. A saída está prevista para às 16h rumo a Usina do Gasômetro, onde será realizado um ato público.

Fonte: Sul 21.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.