Concerto Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger acontece dia 29 de setembro

Os sete compositores selecionados farão a estreia de suas composições em concerto no TAC

 O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger divulgou no último mês o resultado do seu I Concurso de Composições para músicos de todo o país. A Comissão Avaliadora do festival selecionou sete obras de compositores amadores e profissionais. As obras irão compor o repertório do concerto de abertura do festival, no dia 29 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.

Ao todo, foram inscritas 89 obras de compositores de 13 estados do Brasil: AM, BA, CE, GO, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RS, SC, SP.  Destas, 68 composições foram habilitadas para avaliação. Os compositores poderiam escolher entre duas categorias: composições para solistas ou duos e grupos de câmara com 3 a 10 intérpretes. Todas as obras deveriam ser escritas para: piano, violino, viola, violoncelo e/ou contrabaixo.

edino krieger

O compositor catarinense que deu nome ao evento, Edino Krieger, defende que a seleção é uma ferramenta para dar visibilidade a novos talentos. “Estou certo de que o Festival de Música Contemporânea Brasileira de Santa Catarina acolherá a produção musical recente de todas as tendências, numa mostragem representativa da pluralidade cultural brasileira”.

Os selecionados

Marcilio Onofre (Pernambuco)

Gabriel Mesquita (Rio de Janeiro)

Tales Botechia (São Paulo)

Martin Herraiz (São Paulo)

Gabriel Xavier (São Paulo)

Eduardo Frigatti (Paraná)

Thiago Diniz (Minas Gerais)

Normas de avaliação

Formado pelos músicos Dr. Acácio Piedade, Dr. Alberto Heller, Dr. Guilherme Bertissolo, Dra. Lourdes Saraiva, Dr. Luigi Irlandini, Dr. Ronaldo Miranda, a Comissão Avaliadora pontuou os projetos habilitados com notas de 0 a 10. Foram selecionadas as obras com maiores médias. Toda a avaliação foi feita de maneira anônima, utilizando apenas pseudônimos.

O Concurso

Com o intuito de incentivar a produção musical e fomentar a economia criativa da região, os organizadores do Festival idealizaram a seletiva juntamente com as propostas de valor do compositor homenageado, Edino Krieger. De acordo com a diretora artística, Thais Nicolau, essa atividade busca dar oportunidade a novos nomes da música contemporânea nacional, reforçando o princípio de democratização cultural e valorizando aspectos da cultura local.

Aproximadamente duas mil pessoas serão beneficiadas diretamente pela programação gratuita e aberta à comunidade. Além disso, os vídeos captados durante os concertos serão catalogados e disponibilizados gratuitamente, servindo como acervo e documentação da cultura contemporânea imaterial e potencializando, assim, o alcance de público do projeto como um todo.

+ Festival MCB Edino Krieger promove mostra musical em hospital público

 PROGRAMAÇÃO

 Abertura

Bate-papo com Edino Krieger

26 de setembro

Instituto Aldo Krieger

Brusque

20h00 

Mostra musical  – Contrapartida social

28 de setembro 

Estudo e debate – Mesas redondas

28 de setembro

13h00 – 17h00

Auditório do departamento de música  – Udesc 

Concerto Ernst Mahle

Teatro Álvaro de Carvalho

28 de setembro

20h00 

Concerto Concurso de composições

29 de setembro

Teatro Álvaro de Carvalho

20h00 

Concerto Edino Krieger

30 de Setembro

Camerata Florianópolis

Teatro Ademir Rosa – CIC

21h00

 * Os ingressos estão sendo distribuídos de forma gratuita nas bilheterias dos teatros

Serviço:

Festival MCB Edino Krieger

Data: de 26 a 30 de setembro de 2017

Mais informações: [email protected]

https://www.facebook.com/MCBedinokrieger/

Patrocínio: Santa Fé Chevrolet e Uniasselvi Florianópolis

Coordenação Geral: Grupo Sintonize

Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.