Comunidades escolares lutam pela manutenção de escolas do campo em Abelardo Luz, Santa Catarina

Foto: MST.

Por coletivo de comunicação MST/SC.

A prefeitura de Abelardo Luz, Santa Catarina pretende fechar meio turno das escolas do campo EBM Professor Ernesto Sirino e EBM Professor  Hildo Bernardino Goulart, localizadas respectivamente nas comunidades Araçá e Alegre do Marco.

Na última semana de outubro os pais foram realizar a matrícula dos filhos e descobriram que a prefeitura não oferecia vaga no turno em que os filhos estudavam anteriormente. O fato gerou indignação, pois não houve consulta prévia aos pais e responsáveis.

As duas escolas são localizadas em comunidades antigas. Inclusive há indícios de o Araçá ser uma comunidade cabocla, remanescente da Guerra do Contestado. Hoje a escola atende não só estudantes do local, mas também de assentamentos da reforma agrária, que são vizinhos a mesma. A escola da comunidade Alegre do Marco atende crianças de diversas comunidades, inclusive do Acampamento Kide, que resiste desde 2013.

Nos dias 30 e 31 de novembro, por demanda das comunidades escolares, a prefeitura participou de reuniões nas duas comunidades. Na ocasião afirmou que o fechamento de turno se deve a contenção de gastos no orçamento. Contudo não apresentou nenhum estudo de impacto na comunidade, nem qual o tamanho da economia frente ao gasto geral da prefeitura.

LRM_EXPORT_20181105_092349.jpg
Foto: MST.

As duas comunidades escolares são contrárias ao fechamento de turnos nas escolas, pois avaliam que essa condição irá gerar impacto negativo no cotidiano e aprendizagem dos estudantes.

No caso da Escola Ernesto Sirino, por exemplo, o fechamento de turno acarretaria na dissolução das salas ambientes que foram construídas de acordo com o conteúdo programático de cada disciplina.

A preocupação maior dos pais é a possibilidade de um futuro fechamento das escolas, pois recorrentemente o fechamento de turno é seguido de fechamento da escola.

Frente aos questionamentos e insatisfação dos pais e da comunidade escolar, a prefeitura se comprometeu a dar retorno nesta terça-feira (06).

IMG-20181101-WA0016.jpg
Foto: MST.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.