“As pessoas não podem nunca se esquecer do passado, devem aprender com ele sobre o quanto foi dura a construção da democracia e o quanto ela é importante para o país”, ressalta o coordenador da Comissão, Anselmo Machado.
A sessão solene contará com a palestra do advogado e ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Antonio Modesto da Silveira, preso durante a época da ditadura. “Aos 87 anos, Silveira é o advogado com o maior número de processos de perseguidos políticos no Brasil e vem nos contar um pouco da sua história como preso político e como defensor de quem foi preso e perseguido pela ditadura no país”, observa o coordenador da Comissão Estadual da Verdade.
Na oportunidade também serão lançadas duas obras alusivas ao tema: “O Livro Negro da Ditadura” da Editora Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois; e “No Centro da Engrenagem”, de Mariana Joffily, com apoio do Ministério da Justiça, Arquivo Nacional e Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).
A Comissão
A CEV é formada por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e Coletivo Memória, Verdade e Justiça.
Serviço:
O quê: Sessão solene alusiva aos 50 anos da ditadura
Onde: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
Quando: dia 8, às 19h30
Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
(48) 3665-2005 / 8843-3497
Fonte: Journal Petit Enfant.