Comercial de cerveja faz “Maradona” limpar o chão no Reino Unido

Por Luciana Taddeo.

Ópera Mundi.- Um comercial (veja abaixo) divulgado no Reino Unido pela marca de cerveja Carlsberg, patrocinadora da UEFA, foi notícia na Argentina, a menos de um mês do início da Eurocopa deste ano.  Na peça publicitária, um dos atores interpreta o ex-craque Diego Maradona, que aparece de costas, com a camisa da seleção, esfregando o chão de um centro acadêmico feito para transformar torcedores ingleses em grandes fanáticos da seleção.

O vídeo conta com a participação do apresentador de televisão irlandês Desmond Michael Des Lynam, que guia o tour pela “Academia de Fãs”, e de ex-jogadores ingleses como Bobby Charlton, Peter Shilton, Stuart Pearce e Ian Wright, que treinam os futuros fanáticos.

[stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DlPQQFGHdaTE img=x:/img.youtube.com/vi/lPQQFGHdaTE/0.jpg embed=false share=false width=600 height=360 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

Ao repercutir o vídeo, a imprensa argentina caracterizou o vídeo como uma evidência do ressentimento inglês em relação aos gols de Maradona – entre eles o conhecido como “A Mão de Deus” – que provocaram a eliminação da Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo no México, em 1986.

O comercial também foi visto como uma resposta a uma propaganda veiculada no início deste mês pelo governo de Cristina Kirchner, no qual o capitão da seleção argentina de hóquei, Fernando Zylberberg, aparece treinando nas Malvinas – controladas pela Inglaterra -, para os jogos Olímpicos de Londres.

Transmitido no aniversário de 30 anos do naufrágio de um navio argentino durante a guerra pelas ilhas, o vídeo foi feito sem autorização do governo malvinense, e termina com a provocação: “Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino”.

[stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DlSlyQp9NAoM img=x:/img.youtube.com/vi/lSlyQp9NAoM/0.jpg embed=false share=false width=600 height=360 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.