Com esforço e amor, mulher acolhe 19 cães e 13 gatos abandonados

Por Claudia Weinman, para Desacato.info.

Dione Frigeri, de São Miguel do Oeste/SC, dedica tempo e recursos para cuidar de animais que foram abandonados

Dione Frigeri, tem 43 anos, é balconista e mora no bairro Estrela, em São Miguel do Oeste/SC. Ela, a exemplo de muitos apaixonados por animais, cuida atualmente de 19 cães e 13 gatos. Amor, cuidado, e ao mesmo tempo preocupação, levam Dione a acolher esses animaizinhos que na maioria dos casos, foram abandonados por seus donos.

Acolher animais de rua já foi prática da mãe de Dione. Com o passar do tempo, as filhas também começaram a gostar de animais e ela, foi aprendendo a amá-los e respeitá-los. “Com alguns exemplos vindos da família, comecei a perceber com outros olhos os animais de rua. Na linha Limeira, onde eu e meu marido temos uma chácara, começaram a aparecer os cães, gatos que as pessoas abandonavam, e eu fui cuidando”, conta.

Embora Dione tenha carinho e dedique atenção redobrada aos 19 cães e 13 gatos, ela diz que não tem sido fácil garantir alimentação e qualidade de vida para eles. “Costumo comprar ração e conto com a ajuda de alguns restaurantes onde todos os dias busco restos de comida para alimentá-los. Mas não é só isso, tenho que comprar remédios e quando ficam doentes é necessário fazer tratamento neles e isso gera bastante gasto”, contextualiza.

CACHORROS ABANDONADOS FOTO II
Dione disse que possui filhotes para adoção

Todos os finais de tarde, Dione e o marido se dirigem até linha Limeira para alimentá-los. Quando não tem ração, o jeito é improvisar. “Faço risoto as vezes, quando não consigo muita comida, pego ossos no mercado, cozinho, tempero e coloco arroz canino”, relata.

 Ajuda

Nem todas as pessoas tem a preocupação de Dione, principalmente quando abandonam seus animais domésticos. Dione cumpre uma tarefa importante de acolhimento e cuidado, por isso, por meio desta matéria, ela pede ajuda para que as pessoas sensibilizem-se e para quem puder, ela reforça para que façam doações, especialmente de ração, roupas de inverno para os animais e também remédios, quando os cães e gatos necessitarem.

DIONE (Copy)
Dione Frigeri

Dione já recebeu ajuda de  veterinários. “São pessoas especiais que me ajudaram em momentos difíceis. Há dois meses precisei levar um dos cães para fazer uma cirurgia de retirada de um tumor e na outra vez, dois cães foram picados por cobra e acabaram morrendo. Para realizar tais procedimentos, tenho recebido descontos nos medicamentos e, mesmo assim, acabo gastando muito, por isso seria importante que as pessoas pudessem ter essa sensibilidade e contribuir de alguma maneira, pelo pouco que seja”, comenta.

Doação

Ao perguntar se Dione gostaria de fazer a doação dos animais, ela se mostra favorável, porém, faz uma observação. “Faço a doação desde que a pessoa cuide desse animalzinho da maneira como eu dedico atenção. Já aconteceu casos de eu doar e ter que buscar depois. Uma cadela que doei tive que buscar com nove filhotes, a pessoa não quis mais. Nesse sentido tenho uma grande preocupação”, argumenta.

Dione diz que sente-se feliz em cuidar de animais. Ela cuida de seis cães em casa e os demais na chácara. “Agora tenho muitos filhotes. Espero que se eu doar, seja para alguém que realmente se importe e cuide. É uma tarefa árdua mas a gente segue fazendo a nossa parte”, finaliza.

Para mais informações, Dione atende pelo contato: (49) 36226386

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.