Com 62% de votos em referendo popular, Irlanda aprova casamento gay

635680094511954758wMilhares de pessoas foram às ruas da Irlanda para comemorar o resultado do referendo popular sobre casamento gay

A Irlanda aprovou neste sábado (23/05) a legalização do casamento gay. Após referendo popular realizado ontem (22), os favoráveis ao matrimônio homossexual registraram 62% dos votos contra 37,93% de opositores da medida. Com o resultado, o país é o primeiro do mundo a legalizar casamento gay por meio de votação popular.

A partir de hoje (23) todos os casais homossexuais que desejarem se casar estarão amparados pelo artigo 41 da Carta Magna irlandesa, que concede proteção constitucional e as equipara ao casamento “convencional” – entre homens e mulheres.

De maioria católica, a Irlanda foi lembrada por muitos anos como uma das bases mais sólidas do conservadorismo religioso na Europa. O país, por exemplo, foi o último a descriminalizar a homossexualidade na Europa Ocidental, há 22 anos. De acordo com Le Monde, 84% dos habitantes se classificam como praticantes do catolicismo e mais de 50% da população diz que frequenta missas todos os domingos.

O resultado da votação derrotou os grupos mais conservadores da Igreja Católica local, que, durante a campanha, sustentaram que o casamento gay atenta contra os valores da família tradicional.

O governo irlandês informou que 60,52% dos três milhões de eleitores aptos a votar comparecem às urnas. O índice de participação é mais alto desde o referendo sobre a legalização do divórcio, em 1996.

Agência Efe
635679835355676345wCasais gays comemoram resultado histórico de referendo popular sobre matrimônio gay

Nas últimas semanas, a campanha #hometovote (“em casa para votar”), com o objetivo de incentivar o retorno de irlandeses espalhados pelo planeta para o referendo, viralizou na internet, principalmente entre jovens que são favoráveis à legalização.

De acordo com a imprensa local, milhares de pessoas saíram às ruas da capital Dublin para celebrar a nova legislação para o casamento gay.

Fonte: OperaMundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.