Colóquio Internacional de Arte Contemporânea

Publicado em: 06/08/2011 às 19:05
Colóquio Internacional de Arte Contemporânea

No dia 17 e 18 de agosto, será realizado o Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Consistências de uma parceria entre França e Brasil, no qual serão discutidos temas das áreas de artes visuais, música, teatro e cinema. O encontro, que trará cinco convidados de universidades francesas, está programado para os períodos da manhã e da tarde e ocorrerá no Auditório do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC).

Com o objetivo de proporcionar uma discussão que abranja as diversas instâncias da universidade, o evento contará com a participação de professores e alunos de pós-graduação da UDESC e professores convidados de universidades francesas, que farão uma interlocução entre as artes na França com questões abordadas por pesquisadores brasileiros da área. Considerando as transformações na arte contemporânea, serão propostas discussões nos panoramas em artes visuais, cinema, teatro e música da Europa e do Brasil.

O evento, a fim de proporcionar um espaço de crescimento e discussões entre alunos de diversas fases e pesquisadores das artes, será aberto aos acadêmicos do Centro de Artes da UDESC e à comunidade. Sob organização das professoras do Departamento de Artes Visuais do CEART, Luciane Garcez e Rosângela Cherem, o encontro faz parte das atividades programadas pelo Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem Acontecimento, ambos cadastrados no CNPQ.

De acordo com a professora Luciane, o Colóquio proporciona tanto uma interlocução com alunos e professores do curso de Artes Visuais, como de integrantes da linha de pesquisa de História e Teoria da Arte, além de outros acadêmicos interessados. “Do mesmo modo, constitui-se como oportunidade de interlocução conceitual, trocas bibliográficas e modos de oxigenar pesquisas, tal como é do interesse do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV)”, explica.

Na programação, dentre outros temas, haverá um debate específico sobre Santa Catarina, moderado pela professora Sandra Makowiecky, e discussões sobre pocket-films, cinema, fotografia, vídeo e projeções. A abordagem dos convidados também está relacionada às disciplinas ministradas pela Linha de Teoria e História da Arte junto ao curso. Segundo a professora Luciane, os brasileiros foram convidados em função do teor das palestras dos franceses para enriquecer o evento e oportunizar a troca de diferentes abordagens.

Clique aqui para ver a programação completa.

Clique aqui para ver o flyer digital.

Palestrantes convidados
– Jacques Amblard, Me., Doutor em Musicologia dos séculos XX e XXI na Universidade de Provence, França.
– Sylvie Coëllier, PhD.; professora de História da Arte e de Arte contemporânea dos séculos XX e XXI no Departamento de Artes Plásticas e Ciências da Arte na Universidade de Provence, França. Diretora do Laboratório de Estudos em Ciências da Arte (LESA) que agrupa esquisadores de artes visuais, música, teatro e cinema.
– Etienne Kippelen, doutorando. Músico, compositor e Professor de história da música na Universidade de Provence.
– Caroline San Martin, doutora em Letras e Artes da Universidade de Provence e doutora em literatura comparada pela Universidade de Montreal. Professora de análise de filmes, membro do comitê de seleção  do Festival Interenacional de Curta-Metragens de Aix-en-Provence, França.
– Jean-Jacques Mutin. Doutor em Estética teatral pela Universidade de Provence, onde é Diretor do Departamento de Artes do Espetáculo. Artista, formador de atores, desenvolve seu trabalho de pesquisa sobre a arte do ator e sobre a dramaturgia contemporânea.

Serviço
O quê: I Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Consistências de uma parceria entre França e Brasil
Quando:  17 e 18 de agosto
Onde: Auditório do CEART/UDESC – Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi
Público: aberto ao público, com 75% de presença gera certificado.

disponível em: http://www.ceart.udesc.br/Eventos/2011-08-03_coloquio_franceses.php

 

Deixe uma resposta