Colômbia terá segundo turno

Com 95% dos votos apurados, o Uribista de direita, Iván Duque com 39% e o ex-guerrilheiro, Gustavo Petro com 25%, garantiram sua vaga no 2º turno da eleição presidencial.

 

#EleiçõesColômbia

 

 

Redação com agências

36 milhões de colombianos e colombianas estão habilitados para votar no pleito eleitoral para escolher novo presidente da república na Colômbia. O novo presidente deverá governar o país até 2022.

As pesquisas prévias indicam que nenhum dos candidatos obterá o 51% dos votos, o que forçará um segundo turno entre os dois mais votados.

O partido Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común (FARC), retirou a candidatura de Rodrigo Londoño, Timochenko (foto abaixo), denunciando falta de garantias eleitorais e o assassinato de lideranças sociais.

Se iniciou o processo eleitoral na Colômbia. Segundo o Ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, a votação começou com normalidade, sob normas de segurança da polícia nacional que faz o monitoramento do ato eleitoral.

O 1º turno da eleição presidencial colombiana acontece durante um duro processo de paz, no qual, o governo de Juan Manuel Santos, nem sempre cumpre sua parte.

As contradições do processo de paz se materializam na entrada de Colômbia à OTAN – Organização do Atlântico Norte, conhecida justamente por sua participação em guerras e intervenções em nível mundial.

Sérgio Fajardo, Gustavo Petro, Germán Vargas Lleras, Iván Duque e Humberto de la Calle (de esquerda à direita na foto) são os candidatos que brigarão por garantir uma vaga no segundo turno, já que não se observa um claro favorito para ganhar a eleição já no primeiro.

A diferença horária com a Colômbia é de duas horas em relação com Brasília.

Redação com Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.