Coletivos convocam atos de apoio à advogada Valéria Santos neste domingo em SP

No próximo domingo, 23/9, os coletivos As Pretas e Four P. Engagement promovem o “Ato por Valéria Santos” na Avenida Paulista. O ponto de encontro da manifestação será em frente ao prédio do MASP, próximo à estação de metrô Trianon, a partir das 13h.

Durante uma audiência no 3º Juizado Especial Cível, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, a advogada Valéria Santos solicitou um recurso de defesa à sua cliente, que é garantido por lei, mas foi desatendida pela juíza Ethel Vasconcelos. Arbitrariamente, a advogada foi algemada a e retirada da sala à força por policiais.

A situação, não por coincidência vivida por uma mulher negra, gerou revolta na população que também pede uma reparação judicial rápida e assertiva à Valéria. Segundo Janaína Sampaio, integrante do coletivo As Pretas, fazer um ato, a favor ou contra algo, é mostrar sua opinião de forma pública e reivindicar respostas e mudanças. “O nosso Ato é por Valéria Santos, advogada negra que foi algemada exercendo sua função. É por Babiy Querino, dançarina presa por ter um fenótipo parecido com a envolvida no crime. É por Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em março de 2018”, comenta.

Assim como Valéria, infelizmente, a população negra padece da violência do racismo institucional e estrutural diariamente. “É sobre gritar aos quatro ventos e fazer valer a nossa voz. Pedir repostas sobre os casos citados e tantos outros encobertos. O nosso ato é para, acima de tudo, dizer que o povo preto está presente e não será calado”, complementa Janaína.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.