Coleção “Devir” de acessórios baseada no universo feminino será lançada por artistas catarinenses neste sábado

Publicado em: 06/07/2017 às 17:01

Por Linete Martins.

A marca de acessórios Ana Terra vai apresentar na FAF (que completa dois anos) e no Mercadinho Tiradentes as peças baseadas na obra inquietante de Paula Schlindwein.  

A união do trabalho e talento de duas artistas catarinenses originou uma coleção de acessórios intitulada “Devir” e que será apresentada ao público neste sábado na edição comemorativa de dois anos da FAF – Feira de Artes de Florianópolis e também na Feira do Mercadinho Tiradentes. As peças vibrantes da Ana Terra Acessórios, marca criada em 2012 pela designer de Florianópolis, Ana Terra Vignes, são inspiradas em cinco obras da artista plástica Paula Schlindwein, natural de Urussanga. Todo o conceito da coleção é em torno da presença feminina  com suas cores, sentimentos, universo particular e busca de empoderamento neste tempo contemporâneo que vivemos.

Formada em Moda pela Universidade Unisul, Ana Terra já lançou coleções anteriores baseadas em criações próprias e experimentos com materiais como resina numa série que intitulou de “Carbono” (brincos e colares). Também trabalhou peças inspiradas em artistas reconhecidos no ambiente criativo do estado, como Bruno Barbi e George Peixoto. Agora, as peças com imagens femininas de Paula Schlindwein, vêm em colares com fitas de veludo e também em correntes de metal.

Para a parceria com a marca de acessórios, Paula Schlindwein, que é pós-graduanda em Arte e Educação e atua nas artes visuais desde o ano 2010, escolheu as imagens de trabalhos desenvolvidos entre 2016 e 2017, todos em aquarela e bordados sobre papel. Os títulos das obras são: “Corpo e Memória”, “Asas”, “Das Tripas Coração”, “Ao Meu Redor” e “Fragmentos de Liberdade”. Nessas obras, as protagonistas “às vezes sussurram, outras vezes expurgam”, na tentativa de verbalizar seus anseios e dores”, como define a própria artista. São mulheres que “vêm de uma trama, rodeadas por símbolos de fertilidade, maternidade e da criação, como a árvore e sua relação com o feminino, expressando força, proteção e segurança”, explica Paula.

Mais do que colares ou anéis – que serão lançados numa segunda fase da coleção ainda neste semestre – as peças adornam mas também despertam sentimentos, num perfeito casamento entre arte e moda. Ainda na descrição de Paula, as imagens de sua obra trazem a dialética “entre criação e destruição, incluindo impulso de vida e morte, que parece residir nos rostos das personagens, em seus olhos, em sua mãos e seus corações arrebatados do peito. Finalmente, elas flutuam, arrancadas da terra talvez”.

 

SERVIÇO:

O QUE: Apresentação da nova coleção da marca Ana Terra Acessórios inspirada na obra da artista Paula Schlindwein

ONDE: FAF-Feira de Artes de Florianópolis (Casa do Teatro Armação, Praça XV de Novembro, 344) e no Mercadinho Tiradentes (Rua Tiradentes, Centro Histórico).

QUANDO: Sábado (08/07) – nos dois locais, das 11h às 17h.

 

Deixe uma resposta