Cinema do CIC recebe o For Rainbow – Festival de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual

A sessão Cinemática de outubro traz a Florianópolis um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil

O Festival For Rainbow tem sede no Ceará e traz mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT, além de apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades.

A ADEH, reconhecida instituição não governamental de de defesa dos direitos humanos com enfoque nos direitos LGBT de Florianópolis, tem como foco o atendimento a mulheres travestis e pessoas trans, e está trazendo pela segunda vez à capital catarinense o festival de curtas metragens, que tem como pauta principal promover a cultura da paz.

Em parceria com a Cinemateca Catarinense ABD-SC e produção da ADEH dia 18 de outubro o cinema do CIC vai ser palco de curtas metragens premiados em diferente edições do Festival For Rainbow contando com performances, debates e votação.

O tradicional café da ADEH também acontecerá neste dia, a partir das 17 horas no CIC. Pela primeira vez o Café da ADEH será itinerante. O Café da ADEH é um projeto realizado pela Prof. Dra. Maria Juracy Toneli da Psicologia da UFSC em parceria com a ADEH.

A noite conduzida por Selma Light, Lirous K’yo Fonseca Ávila e Fabrizia de Souza Felipe também vai ter coquetel e questionário sobre a juventude LGBT. O debate dos filmes será mediado pela diretoria de comunicação da Cinemateca Cristine Larissa Clasen.

A entrada é gratuita.

Sinopse dos filmes.

MELHOR AMIGO
Direção: Alan Deberto; 18 minutos, Ceará, 2013.
“Sábado, primeiro dia de férias, Lucas e Felipe decidem ir a praia.”

DE QUE LADO ME OLHAS
Direção: Carolina de Azevedo e Elena Sassi; 15 minutos, Rio Grande do Sul, 2014.
“Vivemos sob perspectivas alheias e, por vezes, sentimos não ter outra escolha senão deixar que esses olhares nos definam. Ao buscarmos nossas verdadeiras identidades deixamos de pedir permissão para vivermos nossas essências. Ao colocarmos nossa perspectiva em ponta, criamos um novo lado para que nos olhem. Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.”

CHANSON D’AMOUR
Direção: Renata Prado; 12 minutos, Rio de Janeiro, 2014.
“Luiza se apaixona por Clara, a guitarrista de sua nova banda e compõe uma canção de amor, mas é perseguida pelo ex-namorado de Clara.”

ON MY OWN
Direção: Yuri Yamamoto; 3mins30segs, animação, Ceará.
“Filme inspirado na canção On My Own, cantada por Nikka Costa, realizado na oficina ministrada por
Valdo Siqueira e Léo, na programação do II For Rainbow.”

RECEITA PARA TRAZER SEU AMOR DE VOLTA
Direção: Andrei Bessa; 5 minutos, Ceará, 2009.
“Numa segunda-feira, uma jovem prepara uma receita para trazer a pessoa amada de volta. Essa pessoa é uma garota. De forma poética e bem humorada, o curta revela um universo encantado onde do as pessoas apaixonadas conseguem chegar. No entanto, o final revela uma forte surpresa. Será que sei amor vai voltar?”

E TU, TENS MEDO DE MIM?
Direção: Renata Monte e Juliano de Medeiros; 38mins43segs, Ceará. Documentário.
“O filme retrata o processo de produção da peça “Quem tem medo de travesti”, do coletivo artístico As Travestidas, é a história de seus membros. Além de revelar a importância do teatro como agente de transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência.”

ENTRE LUGARES, A INVISIBILIDADE DO HOMEM TRANS
Direção: Luiz Carlos Nascimento; 13 minutos, Recife, 2015.
“O que seriam homens trans? ‘Entre lugares, a invisibilidade do homem trans’ aproxima o foco na vida de Leonardo Tenório e Luciano Palhano, dois homens – que nasceram biologicamente mulheres – que rompem com uma cultura binária ditada pelo gênero, mostrando, a partir de suas experiências, diferentes possibilidades na relação de identidade (de gênero) e orientação sexual.

Informações:

Amanda Andrade
48 98455-6969

Cristine Larissa Clasen
48 99970-4192

Serviço:

Festival For Rainbow: Sessão Cinemática Especial
Quando: 18 de outubro
Horário: 17h
Onde: Sala de Cinema do CIC
Entrada grátis.

Estacionamento grátis.
Acessibilidade de cadeirantes.
Linhas de ônibus diversas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.