Cine Dona Chica discute alimentação e poluição: Espírito de Porco

Espírito-de-Porco-filme-de-Chico-Faganello-e-Dauro-Veras1

O Cineclube Dona Chica promove no sábado, 29 de junho, às 19 horas, uma sessão de cinema sobre animais, poluição e produção industrial de alimentos no Brasil. Para promover uma reflexão em torno do tema será exibido Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras. Realizado em 2009, o filme tem 52 minutos de duração. A entrada é gratuita.

No documentário, um porco recém abatido volta à terra, na condição de espírito, para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela ao longo de séculos. Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil, que tem uma das maiores concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa dos consumidores.

O filme discute alimentação e poluição; apresenta os humanos com quem o porco convive e os problemas do seu cotidiano; defende o seu valor e busca semelhanças com as pessoas. O porco revela o seu ponto de vista sobre a realidade, negando que a espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial. Procura deixar claro que os humanos têm uma responsabilidade muito maior pelas desgraças atribuídas a ele.

O Cine Dona Chica é realizado pela Associação de Pescadores Artesanais do Campeche, Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Prefeitura Municipal de Florianópolis. As sessões são gratuitas. O público é recebido com café e pipoca. O cineclube tem o apoio da Rádio Comunitária Campeche e da Padaria Recanto dos Pães.

O quê: exibição de Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras. Quando: sábado, dia 29 de junho, às 19h.Onde: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, praia do Campeche, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Imagem: do film

Fonte: Sindicato dos Jornalistas SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.