Chuva é tema de varal da Trajano

Guilherme Goes, Varal da Trajano1

Por Fifo Lima.

O centro da cidade em dias de chuva, o movimento das pessoas e os guarda-chuvas são os personagens da série fotográfica que Guilherme Goes apresenta neste sábado (31) na 7ª edição do Varal da Trajano. São 30 fotos em preto e branco e coloridas selecionadas para a exposição O Aguardar a Chuva, que vão ocupar a rua Trajano, em Florianópolis, das 9h  às 14h.

Guilherme produziu as imagens ao longo de três anos aproveitando os dias chuvosos para acompanhar o movimento cotidiano das pessoas pelas ruas do centro, sem interferir ou interromper a cena. A captação foi feita com um olhar distanciado, com o objetivo de fazer o registro como um observador anônimo.

À espreita de captar as imagens em dias de chuva e muitas vezes acompanhados de vento, o fotógrafo faz uma composição de personagens de passos acelerados, com olhares atentos para tentar fugir da chuva, com roupas e acessórios de proteção para evitar a água que desce das nuvens.

Guilherme fotografa há uma década. Neste ano foi contemplado em primeiro lugar na 21º Maratona Fotográfica de Florianópolis, realizada pela Fundação Franklin Cascaes pelo conjunto de 12 fotografias, além da segunda colocação no mesmo concurso, em 2013. O material integrou exposições coletivas nas duas edições da Maratona.

O Varal da Trajano tem o apoio da Multicor, da Hahnemühle e da Fundação Franklin Cascaes. Ocorre no último sábado de cada mês. A exposição de abertura do projeto foi Cidade Invisível, com Milton Ostetto e Alexandre Freitas. Em seguida, ocorreu Do Mar ao Céu, de Kleber Steinbach e Paulo Goeth; Paixão pelas Ruas, de Joaquim Araujo; Instântaneos, de Jairo Cardoso; Andarapé, de André Paiva; e Imagens que dizem um pouco de cada um e de alguns, de Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.