“Cessar-fogo na Síria”, diz Putin

1483012496_387362_1483014034_noticia_normal_recorte1-1

O presidente russo Vladimir Putin confirmou o cessar-fogo entre o governo de Bashar al-Assad e a oposição na Síria, anunciado ontem pela Turquia. Putin também anunciou a redução do envolvimento da Rússia no conflito.

O exército da Síria disse que os ataques serão paralisados a partir da meia-noite. De acordo com a Rússia,  as facções rebeldes que fazem parte do acordo incluem 62 mil combatentes.
Moscou também afirmou que o regime sírio e a oposição se comprometeram a participar de novas negociações.
Segundo o exército, grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Jabhat Fateh al-Sham, dois dos principais atores do conflito, não estão incluídos no acordo.
Forças rebeldes ouvidas pela agência de notícias Reuters afirmavam, por outro lado, que apenas o Estado Islâmico não estava incluído no cessar-fogo. A Jabhat Fateh al-Sham, antiga Jabhat al-Nusra, está ligada à organização radical Al Qaeda.
Durante o cessar-fogo, nenhuma das partes pode aumentar o território que está sob seu controle. Está previsto um encontro no Cazaquistão, ainda sem data marcada, com Turquia, Rússia, Irã, governo sírio e rebeldes.
Entretanto, especialistas afirmam que é preciso encarar o cessar-fogo com cautela, já que outras tentativas falharam anteriormente.
—————-
Fonte: GGN
Legenda da foto: Vladimir Putin, com o ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, em Moscou no dia 29 de dezembro. MIKHAIL KLIMENTYEV AP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.