Carta de solidariedade da ADUNIOESTE ao Professor Ricardo Antunes

ricardo antunesNo final de 2012, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES) interpelou judicialmente o professor Ricardo Antunes porque o professor, durante uma entrevista concedida ao Programa Roda Viva da TV Cultura, apresentou a seguinte análise: “Alguém acredita que tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, chamada PROIFES, ela não fala pelo conjunto dos Professores, as universidades federais ainda estão paralisadas…”. Obviamente que tal análise colocou em perspectiva elementos históricos e sociológicos do universo sindical brasileiro, como é praxe no meio acadêmico. Aos que divergissem de tal análise caberia o debate e a argumentação devidamente evidenciada. Em se tratando de docentes, como é o caso dos representantes do Proifes, a discordância deveria assumir a linguagem e a forma acadêmica e sindical.

Mas a divergência do Proifes frente a análise do professor Ricardo Antunes configurou-se em peça judicial com o intuito de intimidar e silenciar o professor, coibindo o exercício da reflexão política e acadêmica. Diante disso, a Adunioeste (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná) manifesta seu completo desacordo com a tentativa do Proifes de criminalizar o professor Ricardo Antunes por ter cumprido seu papel de intelectual ao analisar a greve das universidades federais e o papel das entidades envolvidas em tal greve.

Afirmamos ainda que o professor Ricardo Antunes tem oferecido nas últimas três décadas valiosa contribuição para a formação de intelectuais, para a produção do conhecimento científico e para o esclarecimento de diversas entidades de trabalhadores. Ao longo deste tempo, suas análises foram discutidas, reforçadas, recusadas, o que é uma prática nos universos acadêmico e sindical, sem, contudo, sofrer ameaça ou perseguição. Portanto, o ambiente democrático que ajudamos a construir e nos esforçamos para manter nas universidades e no universo sindical destoa da prática ora demonstrada pelo Proifes.

Finalmente, assim como o ANDES-SN, a Adunioeste reafirma o seu compromisso com a liberdade e o respeito às divergências de ideias, e expressa sua veemente posição a favor da liberdade de expressão e contrária a todos as tentativas de silenciar e calar a crítica e a livre manifestação. Professor Ricardo Antunes, receba nossa solidariedade.

Cascavel, 15 de março de 2013.

Diretoria da ADUNIOESTE-S.Sind. (2011-2013)

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

ADUNIOESTE

 SINDICATO DE DOCENTES DA UNIOESTE

(Seção Sindical do Andes – Sindicato Nacional)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.