Carta aberta dos eletricitários à população

Boletim FNU 01 04 2011.pmdOs trabalhadores eletricitários do Sistema Eletrobras estão em campanha nacional por melhores condições de trabalho, salários e benefícios, assim como, oferecer energia de qualidade à população brasileira. Afinal, a sociedade tem o direito a pagar tarifas de energia elétrica por um preço justo. Para atual redução tarifária que beneficiou os milhões de consumidores com redução de 20% em média, as ações da Federação Nacional dos Urbanitários e dos Sindicatos do setor foram  importantíssimas e contribuíram com grande esforço para esse ganho da sociedade.
Os eletricitários sempre buscaram o diálogo e o entendimento para o fechamento dos Acordos Coletivos de Trabalho, mas nos últimos anos tem enfrentado o descaso da direção do Sistema Eletrobras e do Governo Dilma, que além de não terem respondido a pauta da categoria, tem trabalhado para retirar direitos históricos dos trabalhadores.
Hoje, órgãos ligados ao Governo Federal, como o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) tem determinado a direção das empresas que compõem o Sistema Eletrobras a cortar benefícios, e estas gestões tem se submetido aos ditames do DEST, nesse sentido se é ele que dá as diretrizes e se os gestores não tem autonomia, então estaria na hora de todos os diretores da Holding e das empresas do Sistema Eletrobras renunciarem a seus cargos e deixarem o DEST no comando.
Para o movimento sindical o momento é de total contradição, pois as principais conquistas alcançadas durante o Governo Lula estão sendo atacadas pelo Governo da presidenta Dilma. Entre os trabalhadores se fortalece o sentimento de frustração, pois acreditávamos que este governo daria a continuidade ao projeto do Governo Lula, que era transformar a Eletrobras, na “Petrobras do setor Elétrico” com o fortalecimento das empresas públicas de energia, porém, o quadro é de total  decepção, já que o governo Dilma busca sucatear o setor e atacar direitos, como temos afirmado em nossos informativos: “ O governo é do PT, mas a gestão da Eletrobras é Tucana”.
Assim, com o objetivo de defender os interesses dos 30 mil eletricitários diretos do Sistema Eletrobrás, foi decidida a realização de uma paralisação nacional de advertência no dia 17 de junho de 24 horas, para forçar a Eletrobras e o Governo Dilma a negociarem e dar o tratamento digno, que a categoria merece pelos bons serviços prestados à sociedade.
Com tudo, tranquilizamos aos consumidores que a operação do sistema irá funcionar normalmente durante essa paralisação, desta forma, o fornecimento de energia não será comprometido, no entanto, caso os trabalhadores não sejam ouvidos pelo Governo Federal poderemos deflagrar uma GREVE por tempo indeterminado.
Assim, chamamos a atenção de todos que a Eletrobras e o Governo Dilma serão os responsáveis por qualquer prejuízo futuro a sociedade, principalmente em pleno período do evento internacional da Copa das Confederações e do Encontro Mundial da Juventude.
Nesse momento apelamos para o bom senso da Presidenta Dilma Roussef, a orientar a direção da Eletrobras e do DEST, a abandonarem suas concepções neoliberais, pois a energia representa soberania para o país, e a retomar o diálogo com o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a Federação Nacional dos Urbanitários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.