“Caçador de níquel”, o clipe inspirado no ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

Imagem: Reprodução.

A simplicidade e os princípios humanistas do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica foram algumas das inspirações para o single “Caçador de Níquel”, da banda TerrAvista. O grupo, formado pelo vocalista Ubiratan Matos, o guitarrista Micael Graciki, o baixista Sete Bass, o tecladista Anderson Gandin e o baterista Rafael Vieira, foi lançado no início do mês e já passa de 13 mil visualizações. A música estará no novo CD com nome homônimo ao da banda, em que as faixas serão lançadas no formato de single – algumas, com direito a clipe, como é o caso de “Caçador de Níquel”. O clipe está disponível no canal da banda no You Tube (https://youtu.be/mtiedux6QOQ) e também no Spotify.

A letra do single reflete a sensação da inutilidade da busca incessável por dinheiro, ou, na metáfora, “caçar níqueis”. A ideia vai ao encontro dos princípios do grupo, que acredita que essa busca não leva as pessoas necessariamente ao encontro da verdadeira felicidade e do equilíbrio na vida. “A inspiração para a letra veio do conceito que temos na banda de que o mais importante na vida é compartilhar. Somos contra a ganância por dinheiro e poder, que é muito presente na sociedade atualmente”, afirma Micael Graciki. Já a produção da música fica por conta do líder da banda Black Rio, William Magalhães. Um dos maiores do ramo no Brasil, o produtor já atuou com nomes de peso do cenário brasileiro, como Marina Lima, Paulo Ricardo, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Ed Motta e Daniela Mercury.

Com cenas que causam impacto no público, que remetem a catástrofes que a sociedade vivenciou nos últimos tempos – dentre elas, o recente caso de Brumadinho – Caçador de Níquel pretende provocar uma reflexão sobre o colapso provocado pela felicidade baseada no consumo desenfreado.

“O vídeo tem uma captação de imagens criteriosa. Em sua execução foram utilizadas técnicas de ‘DVD ao vivo’, comuns na MTV nos anos 2000. As tomadas foram clássicas, com movimentos de câmera e cortes sincronizados em relação à letra”, afirma o diretor Fabio Cabral, premiado em grandes eventos como o Festival de Cinema Publicitário de Nova York e até em Cannes.

Sobre a banda:

Com uma mescla de Música Popular Brasileira, Funk, Soul e Groove, a banda possui sonoridade singular, resultante da trajetória de vida de cada um de seus componentes. A sintonia dos músicos, que vivem na cidade catarinense Itajaí, surgiu com a admiração e inspiração em cantores brasileiros como Tim Maia e Jorge Ben Jor. Segundo o baixista Sete Bass, outros artistas nacionais também inspiram as composições da banda, dentre eles Ed Motta, Djavan, Baden Powell, Banda Black Rio, Jair Rodrigues e a velha guarda da música negra brasileira. Artistas de uma geração mais recente, como Emicida, Criolo e Marcelo D2, também conquistaram a preferência do grupo.

Confira o Clipe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.