Brinquedo de menino: Barbies negras doadas pela patroa da mãe inspiram artista

View this post on Instagram

🌟 Áries é a própria chama da fogueira da alma. É queimar quem chega perto, se quiser viver com fogo que se acostume com o calor. Medo? Fogo não sente medo. 🌟Touro é sentir profundamente. É lembrar o cheiro do seu perfume e a textura da sua mão. É se realista e temer expectativas. É não dividir a batata frita. 🌟Gêmeos é te amar na segunda, te desejar de terça a quinta e terminar na sexta. É o plural do próprio singular. 🌟Câncer é o espaço no peito para dois corações. É pôr debaixo das próprias asas quem a gente ama. É ser lenha na fogueira emocional da vida. #afro #aadolls #aadollsblackdolls #blackbarbie #blackbarbiebrazil #blackbarbiehair #afrobarbie #blackdolls #barbienegra #belezanegra #cachosdanegra #boneca #feitoamao #blackbarbiebrasil #fashiondoll #fashiondollphotography #barbiegram #negraslindas #negra #barbiegram #dollstagram #ooak #ooakdoll #negritude #crespa #aries #touro #gêmeos #cancer #blackpower #pretas

A post shared by Luanzinho (@luanzices) on

Luan Silva Santos do Nascimento conteve sua paixão por bonecas durante toda sua infância. Hoje ele tem 24 anos, mas foi criança naquela época onde a discussão de gênero na brincadeira, nem era um assunto. “Essa coisa de poder trocar de roupa e pentear o cabelos, sempre me interessou”, explica o estudante de biblioteconomia da UFRJ, que só em 2017, depois de ter se revelado gay para sua família, finalmente pode se entregar ao seu fascínio pode bonecas com um estímulo mais que especial, uma Barbie negra no meio de muitas outras bonecas doadas pela patroa da sua mãe.

View this post on Instagram

🌟Leão é ter coração de ouro, forjado no próprio fogo da paixão. É rugir mais alto que a própria dor. É quem coloca a mão no fogo por amor. 🌟Virgem é meditar com o próprio coração. É a paz na própria inquietude. É artista que pinta a vida em detalhes, mas sabe que nem só de detalhes se faz a vida 🌟Libra é medir demais as ações por medo de magoar alguém. É magoar alguém por medir demais. Filha da justiça. O amor sempre pesa mais na balança da nossa vida. 🌟Escorpião é intensidade que rasga o peito alheio, mas antes rasga o próprio. É sentir dor e não mostrar. É sentir amor e transborda. É ser veneno e cura ao mesmo tempo. #afro #aadolls #aadollsblackdolls #blackbarbie #blackbarbiebrazil #blackbarbiehair #afrobarbie #blackdolls #barbienegra #belezanegra #cachosdanegra #boneca #feitoamao #blackbarbiebrasil #fashiondoll #fashiondollphotography #barbiegram #negraslindas #negra #barbiegram #mulheresnegras #dollstagram #ooak #ooakdoll #negritude #leao #virgem #libra #escorpiao #blackpower #pretas

A post shared by Luanzinho (@luanzices) on

“Eu confesso que nunca tinha visto uma Barbie negra e aí comecei a pesquisar. A partir daí comecei a costurar e testar tudo nelas. Algumas comprei, outras ganhei da minha mãe”, detalha Luan que mantém um perfil no Instagram onde seu talento pode ser visto por meio de fotos de bonecas inspiradas em mulheres do continente africano.

“Minha inspiração é a cultura negra, mas eu me inspiro muito em Instagrans de bonecas também. Do ano passado para cá, eu tenho tentado usá-las como ferramenta para falar sobre religião, História e moda. Tudo voltado para cultura negra”, relata.

View this post on Instagram

OXUM Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe. Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nos. Oxum está ligada à sensualidade, o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor, puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã . Oxum é o amor, aquele verdadeiro. Oxum também é a água doce, o olho d’água, onde encanta seu filho Logun-Éde. É a cachoeira, o rio, que também tem a regência de seu filho. É a queda da água da cascata. Oxum é o amor e a capacidade de sentir amor. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós. #oxum #orixas #aadollsblackdolls #blackbarbie #blackbarbiebrazil #blackdollarsmatter #blackbarbiebrasil #barbiegram #barbiegram #fashionafrica #instagramdolls #ooak #ooakdolll #afro #aadolls #aadollsblackdolls #blackbarbie #blackbarbiebrazil #afrobarbie #blackdolls #barbienegra #belezanegra #cachosdanegra #boneca #feitoamao #barbiegram #negraslindas #negra #mulheresnegras #dollstagram #ooak #ooakdoll #negritude #crespa #blackpower #pretas

A post shared by Luanzinho (@luanzices) on

De acordo com Luan, suas bonecas ajudam a aumentar o interesse das pessoas sobre a cultura negra e quebrar alguns preconceitos. Uma amiga dele começou a pesquisar sobre religiões afro, depois de ter visto suas bonecas.

A mãe (maravilhosa) do estudante é sua maior incentivadora. “Minha mãe me dá os tecidos. Como ela trabalhava em casa de família, a patroa dava, além das bonecas, muitas roupas para doar. Aí eu pegava algumas estampas legais para costurar. Eu também faço os acessórios e as botas, menos os sapatinhos”.

Luan já pegou trabalhos para customizar essas bonecas para pessoas próximas, e pretende ampliar sua atuação. “Eu quero facilitar o acesso das pessoas a essas bonecas, porque elas se parecem com muitas meninas por aí, e meninos também”.

Quem estiver interessado pelo trabalho de Luan, deve entrar em contato com ele, diretamente, via Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.