Brasília Teimosa tem no seu nome a palavra que define a resistência dos moradores

O bairro ecebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília - Créditos: Foto: Vinícius Sobreira
O bairro ecebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília / Foto: Vinícius Sobreira

Brasília Teimosa é um bairro da Zona Sul do Recife, com uma história de 70 anos, marcada pela organização popular. Surgiu a partir da ocupação da área anteriormente conhecida como Areal Novo, no fim dos anos 1940, por pescadores, estudantes, donas de casa e comerciantes, que viveram um longo período de resistência sofrendo ameaças de expulsão porque a área havia sido destinada ao Governo do Estado para construção de depósitos inflamáveis.

Recebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília. Em 1956 houve um momento histórico, quando cinco pescadores, a bordo de uma jangada, foram ao Rio de Janeiro com o objetivo de chamar atenção para a situação da comunidade, durante a posse de Juscelino Kubitschek na presidência.

A teimosia faz alusão à resistência daqueles que ocuparam e viveram em condições insalubres, resistindo dia após dia em conflito com poder público que queria desmobilizar e desocupar a região. Os moradores tinham suas casas demolidas pela manhã e passavam a noite reconstruindo. Por ter sido a primeira grande ocupação urbana do Recife, a luta de Brasília Teimosa acabou se tornando referência para os movimentos de luta por moradia nas décadas seguintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.