Por Rafaella Dotta. Você está satisfeito com a política? Percebendo a insatisfação da população com o atual sistema político, organizações estão preparando um Plebiscito Popular entre os dias 1º e 7 de setembro. Durante uma semana a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político. O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política.
A ideia, que se espalhou rapidamente pelo Brasil e já conta com 500 comitês, também está se enraizando na região metropolitana de Belo Horizonte, conta Luís Henrique Shikasho, engenheiro florestal e um dos organizadores do Comitê Metropolitano. “Desde o lançamento em fevereiro, já tínhamos pessoas com a vontade de organizar o Plebiscito, mas agora elas conseguiram aglutinar muitas outras interessadas”, afirma.
A organização chegou a Nova Lima, Contagem, Betim, Vespasiano, Ibirité, Ribeirão das Neves e cerca de sete comitês em Belo Horizonte, tanto territoriais quanto temáticos. Para Luís, “os brasileiros estão insatisfeitos com a política e sentem que é preciso mudar as regras do jogo”. Por isso, ele aposta que a organização do Plebiscito continuará crescendo.
Atividades diversas
Em Nova Lima, a primeira reunião ampliada aconteceu na segunda-feira (16), no Cineminha da cidade. Foi quando Júlio Cesar Bernardes, gestor imobiliário e morador de Nova Lima há dez anos, ouviu falar do Plebiscito pela primeira vez. “Eu vim aqui hoje com alguma precaução. Estou indo em um evento, em ano eleitoral, mas fiquei até o fim e vi que tem uma ideia interessante, que é fazer a mudança política”, declarou.
Nesta última quinta-feira (19/06), também aconteceu o lançamento do “Oficine Club”, do Comitê de Contagem, que pretende passar filmes relacionados ao tema. Segundo Florence Poznanski, integrante do comitê, foram realizadas ações em cinco regiões da cidade, além do incentivo a grupos temáticos.
O que é comitê?
É um grupo de pessoas interessadas em realizar o Plebiscito da Constituinte na sua cidade, escola, bairro, associação comunitária, entre outros. O objetivo é realizar ações de divulgação do Plebiscito e, durante a semana da Pátria – de 1º a 7 de setembro, fazer a coleta de votos. Para fazer parte, os interessados podem ligar para (31) 3238-5000 ou mandar e-mail para [email protected].
Foto: Reprodução/Brasil de Fato
Fonte: Brasil de Fato