Bombinhas é palco do primeiro Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua)

O primeiro Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas (Festirua) acontece de 20 a 27 de abril de 2018 e vem para fortalecer a cultura e a economia no município, cidade já conhecida como Capital do Mergulho Ecológico e que possui 39 praias.  O festival é patrocinado pela Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do Fundo Municipal de Cultura (Edital de Seleção Pública) e conta com apoio e patrocínio adicional do empresariado local. As apresentações ocuparão ruas, praças, espaços alternativos, escolas, abrangendo os bairros de Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, José Amândio, Zimbros, Sertãozinho e Canto Grande. Já estão previstos 13 espetáculos de teatro de bonecos, uma palestra, três workshops, uma exposição de bonecos do mundo e uma feira de teatro com roda de negócios para eventuais contatos na área artística.

Os interessados em participar da programação do primeiro Festirua podem acompanhar a convocatória e realizar as inscrições para as atividades do festival. O Festirua também terá uma programação paralela com o Festilambe Valparaíso Chile – Extensão Costa Esmeralda. O Festilambe acontece em parceria com Fundação Oani, do Chile, com Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (Abtb) e a União Internacional de Marionetes (Unima). Artistas do Brasil e do mundo podem se inscrever para o Festilambe até 20 de fevereiro.

Já estão confirmados para o Festirua artistas que representam diversos estados do Brasil e, além da delegação chilena, desembarcam em Bombinhas espetáculos da Argentina, México e Uruguai. Dois dos grandes nomes são Sérgio Mercurio (ARG) e Gabriel Calderón (URU). Dentre as diversas linguagens trazidas para o evento estão marionetes de fio, bonecos de luva, lambe-lambes e outras intervenções urbanas.

A convocatória também está aberta para público em geral, desenhistas de rua, membros da imprensa, curadores de teatro e voluntários para auxiliar em diversas frentes durante a realização do evento. A parceria com rede de hospedagem da região abre espaço para os interessados com descontos especiais para o festival.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas Nívea Maria Bucker elogia a inciativa “é maravilhoso poder levar arte para as ruas e tornar possível que as pessoas tenham acesso a cultura. O Fundo Municipal de Cultura é ferramenta para que isso aconteça. Aguardamos todos de braços abertos!”

Quem está à frente da organização é a produtora cultural Sandra Baron que atua na área há mais de 20 anos e atualmente promove a circulação dos espetáculos como Contos da Ilha da Magia e Palhaça Vermelha por meio do projeto Teatro Bom Demais também em Bombinhas

A convocatória está disponível na página do festival em https://www.facebook.com/FESTIRUABOMBINHAS/ . Mais informações podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected] ou do telefone 47 988046926.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here