Bolsonaro recua e envia Mourão para posse de Fernández na Argentina

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta segunda-feira (9) enviar o vice-presidente Hamilton Mourão para representar o Brasil na possa de Alberto Fernández como presidente da Argentina. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com assessores do Palácio do Planalto. A posse argentina será nesta terça-feira (10).

Inicialmente, Bolsonaro havia escolhido o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para representar o governo. Após elogios de Fernández ao ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT), Bolsonaro cancelou a ida de Terra e decidiu que o governo brasileiro não teria representante. Em novo recuo nesta segunda, o mandatário decidiu mandar Mourão para o país vizinho.

No dia 28 de outubro, Bolsonaro afirmou que “lamenta” o resultado das eleições presidenciais argentinas, que elegeu a chapa peronísta encabeçada por Alberto Fernández. Segundo o militar da reserva, a Argentina “escolheu mal”.

O militar citou o posicionamento de Fernández a favor da liberdade do ex-presidente Lula e a ida de parlamentares da esquerda à Argentina como motivos para desconforto. “O primeiro ato do Fernández foi já Lula Livre, dizendo que ele tá preso injustamente, sem contar o pessoal com o pessoal de esquerda do Brasil que tá lá”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.