Belfast viveu terceira noite de confrontos entre manifestantes e polícia

belfastCentenas de manifestantes protestantes envolveram-se em confrontos com a polícia em Belfast, de domingo para segunda-feira, pela terceira noite consecutiva. Foram lançados cocktails Molotov e diferentes objetos contra a polícia, que respondeu com tiros de balas de borracha.

Os manifestantes ignoraram os apelos à calma do primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, e voltaram a atacar a polícia. Pelo menos um agente ficou ferido. Na primeira noite de confrontos foram feridos 32 polícias e um político local. Na segunda, foram sete os agentes feridos, ainda que sem gravidade.

A violência começou na sexta-feira, depois de a polícia, fazendo cumprir a decisão das autoridades, ter impedido aos “unionistas”, partidários do governo de Londres, a passagem da tradicional marcha protestante da Ordem de Orange pelo bairro católico de Ardoyne, uma zona predominantemente nacionalista, para prevenir incidentes.

Nesse dia, os confrontos repetiram-se nas zonas leste e sul da cidade, onde organizações ligadas à Ordem de Orange protestavam contra a decisão da comissão municipal que autoriza as paradas de barrar o trajecto por Ardoyne – onde os confrontos entre a comunidade republicana daquele bairro e os “lealistas” participantes na marcha são frequentes.

Prevendo a possibilidade de violência, antes da marcha, o Reino Unido tinha enviado um contingente especial de 600 polícias para a Irlanda do Norte. Na sequência dos distúrbios de sexta-feira reforçou o dispositivo com outros 400.

A data de 12 de Julho, que marca a derrota das tropas do rei Jaime II às mãos do príncipe Guilherme de Orange na batalha do Boyne, em 1690, é tradicionalmente celebrada pelos protestantes da Irlanda do Norte com marchas e paradas.

A Irlanda do Norte é uma província do Reino Unido, que viveu décadas de violência. Acordos de paz assinados em 1998 levaram a uma partilha de poder entre protestantes e católicos, mas continuam a ocorrer actos esporádicos de violência.

Fontes: http://www.publico.pt/mundo/noticia/belfast-viveu-terceira-noite-de-confrontos-entre-manifestantes-e-policia-1600218 e AFP

Foto: Cathal McNaughton – Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.