Base militar no Iraque que abriga soldados dos EUA sofre ataque aéreo

Segundo a agência AFP, um civil prestador de serviços morreu. Foto: Picryl

Uma base militar que abriga soldados dos Estados Unidos no Iraque foi alvo de um ataque aéreo nesta quarta-feira (03/03).

A ação ocorreu na base de Ain al-Assad, que fica no oeste do Iraque e foi atingida por pelo menos 10 foguetes. Segundo a agência AFP, um civil prestador de serviços morreu, mas sua nacionalidade não foi divulgada.

De acordo com o coronel Wayne Marotto, porta-voz das tropas norte-americanas no Iraque, ainda não se sabe quem ordenou o ataque, mas as autoridades iraquianas já iniciaram investigações.

Recentemente, uma ofensiva contra tropas lideradas pelos EUA em Irbil, no Curdistão iraquiano, já havia deixado dois mortos.

Os Estados Unidos, por sua vez, bombardearam posições do grupo paramilitar pró-Irã Kataeb Hezbollah na Síria, perto da fronteira do Iraque, em 26 de fevereiro.

O ataque norte-americano na Síria foi o primeiro da gestão de Joe Biden. Em nota oficial, o Pentágono afirmou que o ataque “manda uma mensagem inequívoca” de que o governo Biden “agirá para proteger os funcionários norte-americanos e da coalizão”, referindo-se aos três recentes lançamentos de foguetes contra a Embaixada em Bagdá e uma base militar do país e Irbil.

A escalada de tensão na região ocorre em meio a posicionamentos favoráveis de Biden sobre uma retomada de negociações para os EUA voltarem ao acordo nuclear com o Irã, em um pacto que une os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha.

Visita do Papa ao Iraque

O ataque desta quarta-feira ocorre dois dias antes da chegada do papa Francisco para uma inédita viagem ao país árabe. Apesar da tensão na região, o pontífice confirmou nesta quarta-feira que viajará ao Iraque entre 5 e 8 de março.

“Depois de amanhã, se Deus quiser, irei ao Iraque para uma peregrinação de três dias. Há tempos desejo encontrar aquele povo tão sofrido, encontrar aquela Igreja mártir”, disse Francisco em sua audiência semanal.

Essa será a primeira viagem de um pontífice ao Iraque na história e a primeira missão internacional de Francisco desde o início da pandemia do novo coronavírus.

*Com ANSA

Leia mais:

A mesma receita neoliberal pela Pátria Grande. Assista agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.