Autores do Pará e Paraná falam sobre literatura no projeto “Arte da Palavra”

Foto: Reprodução/Internet.

Três escritores – dois de outras regiões do país e uma “da casa” – estarão na UFFS – Campus Chapecó na Etapa “Circuito de Autores” do Projeto “Arte da Palavra”, promovida pelo SESC. O evento, preparatório para o I Festival Cultura de Fronteira, da UFFS, acontece na segunda-feira (24), às 19h30, no auditório do Bloco A. Aberta a todos os interessados, a atividade está com inscrições abertas

A paranaense Karen Debértolis e o paraense Daniel da Rocha Leite são os convidados a falarem sobre suas obras e discutirem a fruição literária. O diálogo terá a mediação da também escritora e egressa de Letras – Português e Espanhol da UFFS – Campus Chapecó, Ana Oliveira.

O circuito, conforme informações do SESC, atua em todas as regiões do país, e estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros. A curadoria foi coletiva, realizada por especialistas do SESC de todo país, selecionando os artistas que participam do projeto.

Ainda, segundo o projeto, a ideia de levar autores de diversas regiões é justamente para que eles se façam conhecidos fora das localidades onde atuam, valorizando a diversidade de vozes literárias que estão em constante e viva produção.

Saiba mais sobre os autores:

Karen Debértolis

Publicou Mapas Sutis (Editora Patuá, 2018); Prosa de Palavras (Rubra Cartonera, 2012); A Estalagem das Almas (Travessa dos Editores,2006); Guardados (Atrito Art, 2003); Calidoscópio (edição de autora,1995) e gravou o cd de spoken word A Mulher das Palavras (2009). Integrou a programação brasileira da Radio Documenta 14, da Documenta de Kassel 2017 (Kassel, Alemanha), com curadoria de Janete El Haouli e José Augusto Mannis.

Daniel da Rocha Leite

Advogado e licenciado em Letras, com habilitação em Língua Alemã. Recebeu, em 2007, o Prêmio Carlos Drummond de Andrade / SESC-DF. No mesmo ano, também pelo SESC-DF, foi finalista do Prêmio Machado de Assis. Em 2017 foi finalista pelo SESC-DF do Prêmio Monteiro Lobato. Em quatro edições esteve entre os escritores do Prêmio de Literatura do Instituto de Artes do Pará. Com o romance Girândolas, em 2009, recebeu o Prêmio Samuel Wallace Mac Dowell – Academia Paraense de Letras. Desde 2013 é um dos mediadores dos Encontros Literários Regionais e Nacionais da Feira Pan-Amazônica do Livro. No programa Sem Censura, TV Cultura do Pará, é um dos debatedores convidados. Entre poesia, romance, contos, crônicas e literatura infanto-juvenil, tem dezesseis livros publicados, todos frutos de editais e prêmios literários. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia, atualmente, cursa um doutoramento em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa.

Mediação: Ana Oliveira

Nasceu em Erechim (RS), mas mora em Chapecó, cidade que considera como sua terra natal do coração. Teve seu primeiro livro, “Coração Desordenado”, premiado no Edital das Linguagens 2015 na categoria Livro, Leitura e Literatura. Formada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Possui um blog de poesia desde 2010, http://annapoulain.blogspot.com.br/, e também se dedica a outros gêneros literários como conto, ensaio e prosa poética. Fundadora e integrante do Grupo Poético Versejar, que recentemente apresentou-se no projeto Baluarte. Pesquisadora na área da literatura. Dedicada à poesia brasileira e hispânica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.