Ato público pelo Plano Diretor comunitário

plano.campechePor Elaine Tavares.

Nesta terça-feira, dia 15, às 15h, em frente à prefeitura


Durante mais de sete anos dezenas de pessoas, em todos os bairros de Florianópolis, participaram de seminários, oficinas e reuniões semanais para a construção de uma proposta de Plano Diretor. Esse plano é o desenho da cidade para, no mínimo, os próximos 50 anos, no mínimo, e determina o traçado das ruas, as regras para a construção, as áreas de preservação, os espaços de lazer, a mobilidade. Com ele, a cidade se planeja e decide qual a proposta de desenvolvimento que quer para si.

Com a participação popular, o projeto foi sendo desenhado não apenas nos princípios gerais, mas também nos mapas, e cada comunidade pode apontar os caminhos que deseja seguir para evitar o caos urbano, que já aparece com força na capital dos catarinenses.

Agora, com a chegada do novo prefeito, o que se anuncia é que o Plano finalmente vai sair do papel. Para tanto, a prefeitura simplesmente destituiu o Núcleo Gestor Municipal e determinou que a proposta será entregue aos vereadores para discussão e aprovação. Ocorre que as comunidades não sabem que plano a prefeitura vai colocar na mesa. Até porque, nas reuniões que estão sendo chamadas nos bairros – sempre em cima da hora – os técnicos do IPUF não estão entregando o texto final do Plano e muito menos os mapas que definem concretamente o desenho da cidade. Com isso, as comunidades não estão tendo condições de fazer o debate, pois tudo está às cegas.

Há muita preocupação com isso, pois as comunidades temem que a prefeitura possa apresentar na Câmara de Vereadores uma proposta que não seja aquela que foi consolidada pelas discussões de mais de sete anos nos bairros da cidade. E existem informações de que o projeto será entregue nos próximos dias para os vereadores.

Por conta disso, a bancada popular do Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor está chamando um ato de repúdio ao atropelo e à farsa na finalização do anteprojeto do plano diretor de nossa cidade! Será no dia 15 de outubro, terça-feira, às 15h, em frente ao prédio da prefeitura, na rua Tenente Silveira.

DIA: terça dia 15/10
HORA:15 horas
LOCAL: na frente da Prefeitura na Ten. Silveira (prox. à Catedral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.