Ataque nazista à “Sala Quilombo” na Universidade Federal de Santa Catarina

legendas-nazistas-ufsc-2

legendas-nazistas-ufscEssas paredes são de uma sala que se encontrava em situação de abandono no Centro Convivência-UFSC e que começou a ser usada para atividades culturais étnico-raciais e chamada de Sala Quilombo. A sala, que já foi solicitada como Espaço de Convivência dos estudantes negros, através de um ofício entregue ao Pró Reitor de Assuntos Estudantis, documento este que segue sem respostas é aberta. Toda e qualquer atividade realizada nela é livre, toda e qualquer pessoa que quiser pode entrar e também participar das atividades.

Na sexta-feira ao entrar para ter as Aulas de Hip Hop notamos que haviam sujado duas paredes com lama e as marcado com o símbolo nazista, arrancaram uma das tomadas aparentemente com um chute e arrancaram os cartazes de campanha contra o racismo.

Pelo contexto sócio-histórico, entende-se que além dessas atitudes e marcarem esse local com este símbolo só pode significar Racismo e uma resistência fascista dentro da Universidade Federal de Santa Catarina.

Somos diversos alunas e alunos negras e negros que frequentam a sala e enfrentam todos os percalços de ingressar e tentar permanecer em uma universidade pública em nosso país.

Não queremos e nem podemos nos acomodar frente a tal situação então exigimos respostas da Universidade. Publicizamos para conhecimento não apenas da comunidade acadêmica mas para também informar que já foram tomadas medidas cabíveis para que esse crime seja apurado.

Fonte: Delegação Eecun Florianópolis

Nota da Redação: Na postagem diz ataque fascista, mas os símbolos são nazistas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login