Associação Comunitária Rural de Imbituba abre temporada da Farinhada

Print

Começa neste domingo, 20 de maio, a temporada da farinhada na Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI). O evento começa às 15h, com a exibição do documentário Cultura de Engenho: Patrimônio e Resistência, dirigido por Sandra Alves com roteiro de Gabriella Pieroni, em que a comunidade tradicional de agricultores e pescadores dos Areais da Ribanceira é uma das protagonistas. Na sequência, acontece a roda de conversa sobre a campanha #EngenhoÉPatrimônio, que busca mobilizar as comunidades para pedir o registro dos engenhos como patrimônio cultural imaterial junto ao IPHAN. “Pretendemos também refletir sobre a produção agrícola e pesqueira no território, ameaçada por um modelo de desenvolvimento que desconsidera os povos e comunidades tradicionais”, afirma Marlene Borges, uma das fundadoras da ACORDI, que tem no engenho seu principal símbolo de luta e resistência.

A Comunidade Tradicional dos Areais da Ribanceira convive há várias décadas com um processo de desterritorialização, que elimina formas de uso comum da terra e da água, colocando em risco o grupo social e todo patrimônio imaterial acumulado ao longo das gerações. Um exemplo é a ação de reintegração de posse que o governo do Estado de Santa Catarina, está movendo contra a ACORDI, assim como vários pescadores da praia de Imbituba também estão sendo ameaçados por processos similares, movidos por empresa privada (IEP).

A essência da comunidade está no uso comum do seu território, que está diretamente ligado ao acesso aos recursos naturais. E, se isto for interrompido, interrompe-se também a reprodução cultural/social/religiosa/ancestral e econômica da comunidade, que é a principal responsável pela manutenção do ecossistema e da construção tradicional de um conjunto de conhecimentos, inovações e práticas que beneficiam toda sociedade.

A ACORDI convida então toda a comunidade para participar da Abertura da Farinhada, apoiando assim a preservação dahistória, da cultura e da identidade da comunidade dos Areais da Ribanceira e dos engenhos de farinha do litoral catarinense.

CONTATOS PARA ENTREVISTA

Marlene Borges (ACORDI) – (48) 99181-2882

Gabriella Pieroni (filme CULTURA DE ENGENHO) – (48) 99638-9981

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here