Assembleia Nacional da PJMP inicia com celebração e memória aos mártires da história

Por Claudia Weinman, de Maceió, Alagoas, para Desacato. Info.

A memória dos mártires que fizeram de suas vidas uma constante luta pela terra, pelo direito a dignidade, foram rememorados durante a abertura da XVI Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21 de janeiro em Maceió- Alagoas. Com o Tema: “Vida e Missão no Meio Popular” e Lema: “O Cuidado com a Casa Comum”, a atividade conta com a participação de aproximadamente 60 pessoas representando em média 10 estados do Brasil e deve seguir até o dia 24, com intenção de eleger a nova Coordenação Nacional desta pastoral, articular propostas e projetos para o próximo período.

12575744_931298266954089_1153461344_n
PJMP do Brasil pede proteção aos perseguidos\as que estão em luta pelos povos

Conforme um dos representantes da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Jone Braga, do Amazonas, a PJMP do Brasil busca por meio de suas assembleias e encontros, unificar as lutas, em defesa da vida, contra a criminalização das juventudes, violência contra a mulher entre outras pautas que historicamente tem movimentado as bandeiras deste coletivo.

12606805_931296663620916_1271658378_n
PJMP do Brasil em Assembleia Nacional – Maceió

“Pai Nosso Revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos”

Com a canção “Pai Nosso dos Mártires”, o coletivo PJMP do Brasil realizou simbolicamente uma corrente de resistência aos ataques e conflitos que tem acontecido em todo o país e fora dele também, e que afetam diretamente as juventudes, a classe trabalhadora explorada. Dom Nelson, do Rio de Janeiro, também falou sobre as perseguições aos que lutam pela vida dos povos. “Temos um contexto histórico de perseguições brandas e silenciosas. É necessário resistir e persistir na construção do reino”, disse ele.

12607103_931293783621204_2142864745_n
Celebração realizada na noite de quinta-feira

Após a celebração que contou ainda com a participação dos Padres Helio, Antonio Gomes e Padre Tadeu, representantes da PJMP do Brasil seguiram a noite tendo em vista as orientações gerais e aprovação do regimento da XVI Assembleia Nacional da PJMP. Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, a assembleia acontece com a apresentação das realidades da PJMP dos estados, análise de conjuntura social e política, discussões acerca do fortalecimento da comunicação interna e externa entre outros pontos. Ao final da assembleia também será feita uma avaliação da atividade e encaminhamentos.

Fotos:  Sandoval Barbosa (Bahia) e Carlos Medrado (Ceará). 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.