As dificuldades do setor cultural de Florianópolis durante a pandemia

Por Tali Feld Gleiser, para Desacato.info.

Rosangela Bion de Assis e Raul Fitipaldi conversaram com Márcio Fontoura, conselheiro da sociedade civil e representante setorial das artes visuais, sobre os graves problemas enfrentados pelo setor cultural de Florianópolis.

Márcio disse que é um momento bem difícil pro setor cultural pelas medidas em nível municipal, estadual e federal.

Um dos problemas são os editais estaduais que refletem no município, como o SC Cultura Em Casa, que deveria ter agora a segunda edição e tem 2,4 milhões de reais para serem aplicados. Também há dificuldades com a programação da Lei Estadual Aldir Blanc, que “precisaria de mais transparência e participação do setor”, com 26 milhões de reais para Santa Catarina que estão indisponíveis. O setor precisa de novos editais, com mais tempo de execução para os artistas puderem fazer essas ações culturais.

Outro obstáculo que está sendo enfrentado é na Fundação Catarinense de Cultura em relação à celeridade dos processos e as dificuldades que a fundação estadual está encontrando para achar alternativas para conseguir disponibilizar esses valores imediatamente.

Assista à entrevista completa no vídeo acima.

Toda quinta-feira a edição do JTT-A Manhã com Dignidade dedicada especialmente à cultura, arte, literatura e música, a partir das 10h00.

O programa completo de quinta, 11 de março, você confere no vídeo abaixo.

Siga-nos nas redes sociais

YouTube Portal Desacato

Facebook https://www.facebook.com/Portal.Desacato/

Twitter https://twitter.com/desacatobrasil

Instagram https://www.instagram.com/portal.desacato/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.