Artistas e Cooperativa se articulam para combater projeto de censura ao teatro de Holiday

Nesta segunda-feira, 5, dezenas de grupos de teatro e demais associados se reuniram na sede da Cooperativa Paulista de Teatro para organizar sua resistência frente a um absurdo projeto do vereador Fernando Holiday que quer impor a censura ideológica e política ao teatro em São Paulo.

Imagem: Reprodução

Foto: Lui Seixas

A Cooperativa Paulista de Teatro, que neste ano completa seu quadragésimo aniversário, é historicamente um órgão de articulação dos grupos de teatro, dança, circo e outras linguagens para lutar pelo direito à arte e à cultura, além de permitir a sobrevivência destes grupos em meio a uma sociedade selvagem que lhes impõem a luta diária para exercer sua arte.

Uma das maiores conquistas das últimas décadas da luta do teatro em São Paulo é a Lei de Fomento ao Teatro, que, como noticiado tantas vezes no Esquerda Diário é constantemente alvo de ataques, os quais são sempre combatidos pelos grupos.

Desta vez, o ataque vem por meio do reacionário vereador Fernando Holiday (DEM/MBL), que demonstra despudoradamente o caráter ideológico e de censura política de seu projeto. Holiday apresentou o Projeto de Lei (PL) 01-00458/2019, que altera a Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo. Thiago Vasconcellos, da Cooperativa Paulista de Teatro, fez uma comparação pormenorizada para indicar quais os pontos que o vereador propõe alterar, que apresentamos aqui.

Imediatamente, a Cooperativa Paulista de Teatro convocou os grupos associados para uma reunião para debater o tema. Representantes de mais de 80 grupos estiveram presentes na segunda-feira, 5, na sede da Cooperativa e demonstraram que há muita disposição de luta para enfrentar essa nova tentativa de ataque à Lei de Fomento ao Teatro. Eles deliberaram por acompanhar o andamento do PL de Holiday e ficar de prontidão para convocar novas mobilizações a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.