Artista catarinense conquista Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

Publicado em: 13/12/2013 às 09:35
Artista catarinense conquista Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

artista-sc

O projeto Translitorânea, de Andrea Eichenberger, conquista o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013 com a nota máxima. A proposta da artista de Santa Catarina, nascida em Florianópolis, prevê uma exposição que será realizada em 2014 no Museu da Escola, no centro da Capital.

A busca das imagens fotográficas ocorre ao longo da BR-101, uma das maiores rodovias do Brasil que corta o país de norte a sul. Com uma extensão de 4.542 quilômetros, ela acompanha o litoral em seu sentido longitudinal, com ponto inicial na cidade de Touros (RN) e término em São José do Norte (RS).

O Prêmio Funarte permitirá concluir a documentação fotográfica iniciada em 2012. Uma nova etapa começou em 2 de dezembro com um roteiro que abrangerá, até o dia 14 de dezembro, o Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Inicialmente, como projeto piloto, foram percorridos os 1900 quilômetros entre Rio de Janeiro (RJ) e São José do Norte (RS), extremo sul da BR 101.

“A experiência do encontro se situa no centro de minhas práticas e pesquisas artísticas. É a partir das trocas com o outro que procuro levantar questões sobre a existência humana e suas relações com o mundo, ora com um olhar poético, ora com um olhar crítico e político”, conta Andrea que desenvolve estudos em artes visuais e se dedica a um doutorado em antropologia visual realizado entre o Brasil e a França.

Veja mais em

http://translitoranea.wordpress.com/

Fonte: Portal da Ilha

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta