Argentina: Vitória das mulheres, aprovada legalização do aborto em Deputados

Foto: EFE

Redação com agências.-Depois de uma sessão de 22 horas e um período de semanas de debates no Congresso Nacional argentino, com milhares de pessoas rodeando as instalações do parlamento argentino, a despenalização do aborto obteve uma histórica e apertada vitória com 129 votos a favor e 125 contra.

Durante anos o movimento feminista argentino travou essa luta jurídica, cultural e social que agora precisa ainda a vitória na câmara alta, o Senado da Nação.

O Projeto de Lei, Campanha Nacional pelo Aborto Legal, Seguro e Gratuito várias vezes na história contemporânea procurou o consenso entre governos e oposições, mas, sempre foi derrotado pela mídia monopólica e as instituições conservadoras. Por isso, esta vitória é um marco histórico, mesmo que ainda precisa o restante da sanção no Senado para se tornar definitivamente em Lei.

Deputadas ao interior de Cambiemos, o espaço político do governo de Maurício Macri bateram boca, pois algumas delas votaram a favor do projeto de lei, por fim vitoriosa. A deputada oficialista Silvia Lospennato, última oradora a favor do projeto, foi concluinte: “Unidas em nossas diferenças, que o aborto seja lei.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.