Aposentados do Poder Judiciário catarinense debatem cultura e transformação social

Por Rubens Lunge.

sintrajusc

Os debates sobre a cultura como elemento de transformação e a importância social dos pontos de cultura são os dois eixos do Encontro da Experiência de 2013. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina (SINJUSC), o 9º Encontro reunirá cerca de 150 aposentados, ou trabalhadores próximos da aposentadoria, do Poder Judiciário de segunda-feira, 26/08, a quarta-feira, 28/08, no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis.

Realizado pelo nono ano consecutivo pelo SINJUSC, o Encontro da Experiência reúne aposentados de diversas regiões de Santa Catarina para três dias de vivências, troca de experiências e planejamento de atividades. O evento também cumpre o papel de unificar as lutas dos trabalhadores aposentados. Em 2013, os aposentados do judiciário catarinense realizaram manifestações e passeatas em Florianópolis pela manutenção de direitos.

A Comissão Organizadora do Encontro deste ano priorizou a cultura buscando ampliar o campo de conhecimento sobre o tema, incentivar os aposentados para que atuem como agentes culturais ou produtores de conteúdos e para que tenham a oportunidade intervir, em suas cidades, também no campo cultural. “Nossos aposentados são militantes em defesa dos direitos da categoria, que podem ampliar ainda mais suas capacidades de ação através da cultura”, entende o presidente do Sindicato, Cláudio Del Prá Netto.

Passado, Presente e Futuro, nossas mãos em todas as lutas e conquistas é a frase que convoca para o Encontro de 2013, que terá como palestrante de abertura, às 18h30min de segunda-feira, Clair Castilhos, farmacêutica-bioquímica, professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, ativista política e secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

As mesas de debates serão realizadas na terça-feira, dia 27/08. Às 9h inicia o painel A Cultura e as Transformações Sociais. Apresentam suas opiniões a jornalista Néri Pedroso, especializada em coberturas e ações culturais, o professor de Teoria Literária e poeta Alcides Buss, a jornalista, agente cultural e escritora Patrícia Galelli, e o artista plástico expressionista Abelardo Germano da Hora.

A coordenadora do Ponto de Cultura Uma Ilha se Olha 2 e representante na Rede Nacional de Pontos de Cultura, Maria Miguelina da Silva, aborda, a partir das 14h, os conceitos dos pontos de cultura e a política brasileira para este segmento, e a implementação de pontos de cultura nos municípios. Ao final do dia, uma sessão de cinema apresenta os curtas Meninos do Contestado e Qual Queijo você quer?, seguido de bate-papo com a diretora do segundo filme, Cíntia Domit Bittar. Na quarta-feira haverá apresentação cultural, atividades em grupo e plenária de encerramento. Durante os dias de encontro, a coordenação preparou um varal com cerca de 100 fotos dos outros oito Encontros e um varal literário.

Foto: Rubens Lunge. Em 2012, debates sobre Justiça e Movimentos Sociais lotaram auditório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.