Após fim de ano, casos de Covid-19 crescem na Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina

Foto: Edward Jenner no Pexels

Redação de Jornal O Celeiro.

A Amplasc (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina), terminou 2020 com 97 casos ativos entre os sete municípios que fazem parte da região.

Desde o início da pandemia da Covid-19 os municípios assim como o estado, o país e o mundo vem sendo afetados pela infecção e doença, mas o que muitos apontavam como uma ‘Segunda Onda’, vem se confirmando, principalmente após as reuniões de fim de ano.

No boletim de 31 de dezembro, último de 2020 além dos 97 casos ativos havia somando todos os municípios, 34 suspeitos 3.239 casos confirmados, 3.109 curados e 33 óbitos, esta semana a região voltou a ter o crescimento de casos e chegou ontem (05/01) há 106 casos ativos para Coronavírus (Covid-19) fato que ainda deve se desenvolver nos próximos dias.

Os suspeitos cresceram totalizando 50 o que acompanhou o aumento de casos para 3.304 e de óbitos totalizando 35 até agora. O número de curados também cresceu totalizando 3.163.

COVID EM CAMPOS NOVOS

O Jornal ‘O Celeiro’, entrou em contato na tarde de hoje com a Secretária de Saúde de Campos Novos, Mayara Serena que comentou o crescimento de casos no município.

“Estamos acompanhando este crescimento em Campos Novos, isso não está acontecendo só aqui, mas em outros estados e regiões. Diante do cenário, nós prevíamos, que não ia ser diferente, e fizemos como no inicio da pandemia, que demorou um pouco, mas chegou. Uma ação importante foi não termos fechado a Central de Triagem da Covid para manter a triagem tanto da medicação conforme a prescrição médica, quanto da organização do fluxo de pacientes sintomáticos respiratórios em um único local para que agente consiga fornecer o atendimento das demais ações nas unidades de saúde não precisando restringir acesso e pensando nesse modelo, nos organizamos para isso”.

Mayara confirma também que desde ano passado houve investimentos para melhorar o atendimento na central, um exemplo é o segundo médico que foi disponibilizado para que a população fosse atendida mais rapidamente.

“Em nenhum momento nós paramos de alertar e explicar a população às medidas necessárias para ‘frear’ o contágio. Precisamos da colaboração de cada um e de cada pessoa para evitar o aumento que vem acontecendo. É importante ressaltar que quando o paciente é confirmado com a doença ele deve seguir o isolamento e seguir os dias conforme o atestado e o profissional da saúde pedem, pois, tivemos casos de pessoas positivas ‘furando’ o isolamento. Recebemos denúncias de que pessoas ‘positivas’ estavam em praias e foi possível identificar os fatos através das redes sociais. Ou seja elas não estavam cumprindo o isolamento. Quando nós ligávamos elas não atendiam o telefone e nós não conseguíamos questionar e fazer o monitoramento”.

“Nós precisamos ter mais ‘empatia’, se colocar no lugar do outro, se você é jovem, você pode entender que não vai ter ‘grandes sequelas’, mas poderá causar um dano a outra pessoa, um familiar ou amigo. Se eu estou positivo, que eu cumpra meu isolamento, me cuide, se eu estou com sintomas que eu siga as recomendações e reforço, ‘CADA UM É RESPONSÁVEL PELO SEUS CUIDADOS’, finalizou Mayara.

COVID NO ESTADO

A Secretaria de Estado da Saúde informou a imprensa esta semana que a Matriz de Risco Potencial passará a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados COVID no seu cálculo.

O cálculo ocorrerá ainda hoje e a divulgação do resultado da semana deve ocorrer na quinta-feira (07).

A alteração desta medida se dá pela ação prioritária desencadeada pelo alerta de Capacidade de Atenção que deve priorizar a reativação de leitos reservados.

Atualmente de acordo com o boletim de ontem (05), o estado possui 502.785 casos, 481.373 recuperados e 5.420 mortes por Covid-19, com isso, a taxa de letalidade é de 1,08%.

Em comparação com o boletim do dia anterior, cresceu em 984 o número de casos ativos e houve 44 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados subiu 3.875 e outras 2.847 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 264 têm registro de ao menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 282 tenham casos ativos. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que contabiliza 45.695 casos. Em seguida, estão Florianópolis (42.937), Blumenau (26.830), São José (21.922), Criciúma (19.414), Palhoça (15.282), Balneário Camboriú (14.872), Itajaí (14.789), Chapecó (13.807) e Brusque (13.124).

Dos 1.524 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.224 ocupados, sendo 562 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 80,3% e há 300 leitos vagos atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.