Apoio de Bolsonaro ao plano de Trump para a Palestina é movido por interesses espúrios e autoritários

Foto: ABBAS MOMANI.

Por Jamil Murad.

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta (Cebrapaz) manifesta seu mais veemente repúdio à atitude inaceitável do governo Bolsonaro que, em documento emitido por sua Chancelaria, apoia o nefasto plano de colonização total da Palestina por Israel, apresentado por Trump e Netanyahu como pretensa solução para o conflito.

Bolsonaro cinicamente dizia, quando candidato, que sua política externa seria “desideologizada”. Ao contrário da falsa promessa, nunca antes o Brasil portou-se, no cenário internacional, com tal grau de contaminação ideológica, desconsiderando os interesses nacionais, rompendo toda uma tradição da diplomacia brasileira construída por gerações de homens e mulheres dos mais diversos perfis ideológicos.

Hoje, a dignidade e a altivez de nação soberana são sacrificadas no altar da ideologia de extrema-direita professada pelo presidente, que prega canina subordinação aos Estados Unidos e ao “líder da cruzada em defesa do Ocidente”, como o patético chanceler Ernesto Araújo refere-se ao presidente Donald Trump.

O plano apresentado por Trump tem o rechaço unânime de todas as forças políticas palestinas e ignora solenemente diversas resoluções da ONU sobre o tema. Mesmo os aliados mais constantes dos EUA na Europa mantiveram prudente distância de uma proposta tão enviesada por contemplar apenas os interesses de Israel.

Mapa do plano de Trump

Sobre isso, a Secretaria Geral da ONU manifestou-se atestando que não haverá solução sem que se respeite as resoluções adotadas pela entidade e o direito internacional.

A simples apresentação da indecorosa proposta causa revolta e qualquer tentativa de levar adiante tal afronta alimentará o potencial de conflito na região, o que colocará mais uma vez o heróico povo palestino na mira da impiedosa máquina de guerra sionista, financiada pelo imperialismo estadunidense.

À Autoridade Nacional Palestina, à Organização para a Libertação da Palestina e aos palestinos de todo o mundo garantimos que a indeclinável e tradicional solidariedade do povo brasileiro para com a Palestina continua sendo um compromisso constante, que não se deixará abater por um governo ocasional movido por interesses espúrios e autoritários, alheios ao Brasil e ao seu povo, mas tão ao gosto de seus parceiros sionistas.

Viva a luta do povo palestino!
Viva a Palestina livre e soberana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.