Apoio contra a extinção da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj

 

Via FAPP-BG.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), criada em 1987 (Lei nº 1202 de 7 de outubro de 1987) é o único órgão consolidado no estado que desenvolve, em todos os 92 municípios, trabalhos na área de pesquisa, capacitação e serviços de assistência técnica e extensão junto ao setor pesqueiro e aquícola. Seu trabalho de assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola é um serviço gratuito, de qualidade e especializado.

                Durante seus 28 anos de existência cumpre sua missão que é de promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no Estado do Rio de Janeiro ao gerar e difundir informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor em benefício da sociedade.

                A FIPERJ apoia e desenvolve ações junto a nós, pescadores e aquicultores, visando contribuir e estimular a manutenção da nossa atividade, ampliando assim, possibilidades de incrementar a renda familiar, e consequentemente refletindo na segurança alimentar e qualidade de vida. Dentre essas ações, destacam-se a divulgação de políticas públicas através de palestras e reuniões, visitas técnicas aos pescadores, aquicultores e entidades do setor, órgãos públicos e privados, realização de cursos de capacitação, transferência de conhecimentos e tecnologias, projetos de créditos, emissão de documentos para a regularização das atividades, entre outras.

                Também é o único órgão que realiza o Monitoramento da Pesca no Estado do Rio de Janeiro, trabalho de acompanhamento da produção que visa obter informações sobre a produção pesqueira e as embarcações atuantes no litoral do estado do Rio de Janeiro, provendo o Governo Federal, setor científico, setor produtivo e sociedade em geral, de uma rede de coleta de informações contínuas e atualizadas com vista ao subsídio na elaboração de políticas públicas que promovam o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

                Além disso, atua ativamente contribuindo no processo de normatização da atividade, permitindo administrar a atividade, sobre a base do conhecimento atualizado dos seus componentes biológico-pesqueiros, econômicos e sociais. Segundo o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (instituído pela Lei Nº 7661, de 16 de Maio de 1988), é de competência Estadual o desenvolvimento de um Gerenciamento Costeiro Estadual, no qual a estruturação, implementação, execução e acompanhamento de programas de monitoramento de qualidade ambiental da zona costeira sejam realizados. O programa de Monitoramento da Pesca do Estado do Rio de Janeiro desenvolve esta função no âmbito da qualidade ambiental atuando de forma a conciliar o princípio da sustentabilidade dos recursos naturais com a obtenção de maiores resultados econômicos e sociais.

                Através do seu corpo técnico altamente especializado, desenvolve pesquisas pioneiras, de reconhecimento nacional e internacional, em pesca e aquicultura que subsidiam a atividade e geram conhecimento e inovações tecnológicas que buscam atender às demandas do setor produtivo.

                Pela grande importância que a Fiperj tem para este setor, e pelo apoio e trabalho de excelência realizado, eu, ___________________________________________ (NOME), __________________________________________________ (PRESIDENTE/REPRESENTANTE) da __________________________________________ (NOME DA ASSOCIAÇÃO/COLÔNIA/ENTIDADE), que representa _____________________________________________(NÚMERO de PESCADORES/AQUICULTURES) de ______________________________________ (LOCAL) venho por meio deste manifestar nosso desejo pela manutenção das atividades da FIPERJ nos moldes de excelência que elas veem sendo executadas nas últimas três décadas.

__________________________________________________

(Assinatura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.