Apafec sofre ataque através de página do Facebook

O Blog Opinião, foi informado que um internauta usuário do facebook, utilizando o nick (FraiburgoFraiburgo) o qual pode ser acessado pelo link:www.facebook.com/tay.bonetti.5 na última quarta-feira (02/03), teceu comentários atacando a ampliação do Cecap (Centro de Educação Cultura e Arte Popular) um dos projetos desenvolvidos atualmente pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação Popular).

Em uma de suas postagens o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo escreve: “Para que salas? Para alugar? A APAFEC é uma Associação ou uma Imobiliária? Pois as salas da APAFEC, em vez de estarem servindo a comunidade, estão servindo para salas comerciais alugadas para terceiros. A Prefeitura e o Ministério Público precisam rever o Título de Utilidade Pública da APAFEC. Cada um cuidado do seu ramo de atividade”.

Provocação-a-Apafec-221x300
Ataques via rede social

Segundo Jilson Carlos Souza fundador e da coordenação da Apafec, os comentários foram feitos em uma postagem do projeto de ampliação do Cecap, material e informações que estão disponíveis na fanpage da instituição no facebook.

Ainda segundo o coordenador, os comentários são infundados e descontextualizados, pois no local (situado na av. Pedro Gianello nº 341 – bairro São Miguel) a Apafec mantem duas salas comerciais, que estão alugadas desde outubro de 2011, e o dinheiro dos alugueis foram investidos no pagamento do empréstimo, contraído junto a uma Cooperativa de Credito, o qual já foi quitado.

Levantamos ainda, que a Apafec adquiriu mais um imóvel (situado na rua Arcindo Hass nº 337, continuo ao primeiro imóvel), e atualmente utiliza o dinheiro dos alugueis para pagar o outro empréstimo obtido para adquirir o segundo imóvel. Nesse imóvel foram realizadas pequenas reformas e já estão acontecendo as Oficinas de Violão para crianças, adolescentes e adultos, os encontros do Projeto Artesanato Cidadão, as reuniões da coordenação da Apafec e outras entidades também já utilizaram o local para fazer encontros e em breve será instalada a sala de inclusão digital da Apafec, a qual neste momento encontra-se alojada em uma sala cedida pela comunidade católica do bairro.

Além dos recursos financeiros dos alugueis a instituição contou e conta com a solidariedade e apoio de inúmeras empresas, lojas, outras instituições e pessoas nas promoções de mobilização de recursos realizadas, entre as quais: Ação Solidaria Entre Amigos (popularmente conhecida como rifa); Bingão; Bailes; Venda de camisetas e blusões; Venda de Maça do Amor, entrevero e xixo no pão; Pedágios…

Todos os recursos obtidos com as ações de mobilização de recursos financeiros, foram, são e serão investidos em nossas ações, atividades e projetos, afirma Jilson.

“Gerar cidadania, estimulando crianças, adolescentes, jovens e adultos a tornarem-se protagonistas de sua história e atores comprometidos com a transformação da realidade onde vivem. Esta é a missão da APAFEC, não ramo imobiliário”, comenta em seu próprio perfil, o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo.

Segundo Souza é bom que a pessoa que escreveu isso conheça a missão da Apafec, porém o comentário feito por essa pessoa a seguir dá a entender, que ele ou ela simplesmente leu a missão, e não conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido há quase 14 anos, pois caso conhecesse realmente, saberia que não somos uma imobiliária e tampouco faria a sugestão que nosso titulo de utilidade publica fosse revisto pelo ministério publico e pela prefeitura.

Os comentários postados geraram a indignação de várias entidades e pessoas. Naira Estela Roesler Mohr, professora universitária da UFFS comentou: “Meu respeito aos companheiros e companheiras da Apafec. Diversos projetos que atuamos juntos sempre estiveram baseados em princípios éticos, de solidariedade e na promoção da justiça social. Mas, é óbvio que isso sempre incomoda alguns setores”. Outro a fazer comentários foi Pedro Pinheiro (historiador, músico e militante do coletivo PJR-PJMP), “Quem melhor que nós para sabermos como funcionam nossas organizações! Parabéns Apafec por seu trabalho voltado a educação popular… Continuaremos crescendo e lutando juntos”!

É importante destacar que todas as contas, ações, atividades e projetos da Apafec são e estão abertos para toda a comunidade fraiburguense, queremos convidar o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo para tornar publica sua identidade e os reais motivos pelos quais fez os comentários, assim que a pessoa se identificar a convidaremos para participar de uma atividade ou encontro nosso. Finaliza Jilson.

Fonte: Blog Opinião

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.