Apafec e Associação Vital Fraiburgo comemoram dez anos

Por Juciele Baldissarelli.
Durante esse mês, dois projetos sociais completam uma década de existência em Fraiburgo. O Projeto Esporte Bemlegal (PEB) desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) e o Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro, organizado pela Associação Vital Fraiburgo. Para comemorar, as duas entidades estarão promovendo vasta programação alusiva aos aniversários.
No total, serão nove atividades, sendo que a primeira acontece no sábado dia 28 de abril e contará com a participação dos profissionais de jornalismo da Rádio Fraiburgo, quando o Programa de Entrevistas será apresentado ao vivo do dojô do Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel.
A segunda atividade será na sexta-feira dia quatro de maio, com uma palestra que terá como tema: “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadãos plenos”, ministrados pelos educadores João Ademir Cancilier, mestre em História da Educação e Juliano Alexandre de Oliveira, mestre em História da Educação.
Já no sábado dia cinco de maio, acontece a 1ª Mateada da Solidariedade, marcando o lançamento da Ação Solidaria Entre Amigos 2012 da Apafec. O evento será no terminal urbano de Fraiburgo. Durante a mateada, acontecerão várias apresentações culturais, produzidas por integrantes das duas entidades e da Igreja Batista.
No mesmo dia, haverá celebração de uma missa, às 19:00 horas na Igreja Católica bairro São Miguel. Momento de agradecimento das entidades e homenagem ao campeão brasileiro de karatê assassinando em 2011, Pablo Henrique do Nascimento. Após a celebração religiosa, no dojô haverá uma sessão gratuita de cinema com a exibição do filme Mãos Habilidosas.
No dia seguinte, domingo dia seis de maio, os alunos que compõem os projetos estarão realizando apresentações culturais, com exposição com os trabalhos de artesanato do Projeto Artesanato Cidadão no dojô. Acontecerá ainda uma palestra sobre “Os Direitos dos Cidadãos”, com presidente da subseção da OAB Fraiburgo João Rudinei Belotto. Logo após, acontece a entrega dos agasalhos da Apafec para os alunos.
Para finalizar as atividades, os integrantes da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô estarão promovendo uma partida de futebol suíço no campo da Associação Recreativa Renar com alguns convidados. No fim do dia acontecerá uma celebração de Culto na Igreja Batista, bairro Santo Antônio.
Para o coordenador da Apafec, Jilson Carlos Souza, está foi uma maneira que as duas entidades juntas encontraram para comemorar a década de existência. “O objetivo maior é contar com a participação dos nossos alunos e apoiadores e sabemos que nessa programação eles estarão presentes, isso nos alegra muito e motiva para darmos sequencia nesses projetos”, comentou.

Foto: APAFEC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.