Ao tentar entrar na Câmara dos Deputados lideranças indígenas são recebidas com gás de pimenta e bala de borracha – vídeos

#DesacatoIndígenas

“Indígenas são proibidos de entrar na Câmara Federal em Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Audiência Pública para debater a produção agrícola indígena. Eles foram atacados e apenas entrou pessoas favoráveis ao arrendamento de terras indígenas”.

Cacique Luís Salvador, da comunidade Kaingang Rio dos Índios de Vicente dutra-RS e Cacique Isaías da Rosa Kaigo, da comunidade Goj Veso, de Iraí-RS, presentes no ato unindo forças.

Ao final da transmissão polícia ataca grupo onde estava o professor Edson Nopranh Sales Claudino, da comunidade Kaingang Rio dos Índios de Vicente dutra-RS, com sua filha no colo.

Video: Daiara Tukano – Rádio Yandê


Para entender: O arrendamento de terras como tática de desterritorialização indígena no Brasil

O ruralismo ampliou o raio de suas táticas anti-indígenas em nosso país. Continua determinado a impedir as demarcações e a invadir e explorar as terras indígenas. A tentativa de legalizar o arrendamento destas terras é um forte indicativo de que estão também empenhados em tomar dos povos a posse das mesmas.

Por Cleber César Buzatto.


Indígenas protestam em frente à Câmara dos Deputados contra arrendamentos das terras indígenas.

Vídeo de Erika Kokai.


Fala do Cacique Luís Salvador no Congresso Nacional, em Brasília

Fala do Cacique Luís Salvador, da comunidade Kaingang Rio dos Índios, de Vicente Dutra-RS, no Congresso Nacional, em Brasília, onde ocorre audiência pública sobre o arrendamento de terras indígenas e houve a proibição da entrada dos indígenas que são contra o arrendamento.

Assim como na última vez em que as lideranças indígenas estiveram no Congresso Nacional, em que tentavam acompanhar a votação da CPI Funai Incra, foram recebidos com gás de pimenta e bala de borracha.

Hoje, novamente, os povos indígenas que buscam lutar contra a retirada de seus direitos e contra a destruição da Mãe Terra, são recebidos com violência, inclusive contra crianças.

Imagens: Cleber César Buzatto, Secretariado Nacional do CIMI.
Informações: Ivan César Cima, CIMI Sul.


Três indígenas detidos na Câmara dos Deputados

Um indígena Kaingang, um Guarani e um Terena foram detidos no final da manhã desta quarta (18), em frente à Câmara dos Deputados, em Brasília. Ambos integravam o grupo de cerca de 100 indígenas que foram impedidos de entrar na audiência organizada pela bancada ruralista para discutir o que eles chamaram de “agricultura indígena”.


“Em Brasília Marcha do III FNEEI pela Educação Escolar Indígena”

Fotos: Vavá Terena – Rádio Yandê


Marcha do III Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena em Brasília.

Fotos: Vavá Terena – Rádio Yandê

#Desacato10anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.