Agentes do governo dos EUA visitam TRF-4 para se “atualizarem” sobre a Lava Jato

Laus e Smith conversaram por cerca de uma hora sobre as competências do TRF4 e dos tribunais superiores em Brasília

Foto: TRF-4

O conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, visitou, nesta terça-feira (3), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus.

Laus e Smith conversaram por cerca de uma hora sobre as competências do TRF-4 e dos tribunais superiores em Brasília. O conselheiro ressaltou que está se atualizando nos recentes casos envolvendo o combate a corrupção no Brasil, como os processos envolvendo a Operação Lava Jato.

A comitiva também foi composta por Rebekah Martinez e Aline Vecchia, conselheira e assistente para Assuntos Políticos e Econômicos no consulado estadunidense em Porto Alegre, respectivamente.

Leia mais: Urgente: Tropa de choque vai invadir a Assembleia Legislativa do Paraná

O visitante também abordou os julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem acompanhado, como o que decidiu pelo compartilhamento de dados sigilosos de órgãos de controle financeiro sem prévia autorização judicial.

O desembargador Laus ainda aproveitou a oportunidade para debater as diferenças entre o direito penal norte-americano e o brasileiro, principalmente em relação aos institutos jurídicos do “plea bargain”, nos EUA, e do acordo de colaboração premiada, no Brasil.

No encerramento do encontro, o presidente do TRF-4 destacou a importância de órgãos como a embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições.

A reunião também contou com a presença do juiz federal auxiliar da Presidência do tribunal, Oscar Valente Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.