Afrodesmo realizará em novembro 4º Seminário da Consciência Negra

Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

A Associação Afrodescendente de São Miguel do Oeste/SC (Afrodesmo), vai realizar no mês de novembro o 4º seminário da consciência negra. Na manhã de quinta-feira, 26 de outubro de 2017, o Portal Desacato acompanhou o trabalho que a Presidenta da associação Isete Carmen Lourenço junto ao membro da Afrodesmo Lizioni Fontoura de Freitas, realizaram na Escola Amália Daltoé Agostini. Segundo Isete, nessa e em outras escolas do município o trabalho de divulgação do seminário está acontecendo desde o início do mês e tem como objetivo encaminhar para que as escolas participem da semana que vai de 13 a 17 de novembro e façam exposições de trabalhos sobre a cultura Afro-brasileira, Africana e dos povos indígenas.

Isete salientou que a Lei 10.639/2003 estipula que no currículo escolar se faça o estudo sobre a história dos/as negros/as e dos povos indígenas. Segundo ela, o Brasil é um país multicultural e ao longo da história os povos foram colocados às margens em razão do desenvolvimento do sistema capitalista, da exploração da mão de obra dessas pessoas até a sua expulsão do território. “Precisamos saber quem somos e de onde viemos. É uma morte físico-histórico-cultural quando não sabemos de onde viemos ou então quando nos dizem que nossos antepassados eram seres incapazes e por isso foram colocados às margens”.

Trabalho da Afrodesmo sendo realizado nas escolas.

Segundo Isete, o seminário que será realizado no dia 20 de novembro, no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de São Miguel do Oeste, a partir das 18h30, vai trazer essa reflexão. “Antes de dar a sua opinião conheça a história. Antes de falar que não merecemos alguma coisa ou que estamos roubando o lugar de alguém, conheça, estude. Nós buscamos um “sol” que nos aqueça e não que nos queime”, finalizou.

Programação dia 20 de novembro:

18h30 – Exposição das escolas

19h – Místicas –  Afrodesmo

19h30 – Dr. Evandro Piza Duarte

21h30 – Debate

22h30 – Encerramento

Acompanhe a entrevista:


Fotos: Julia Saggioratto e Paulo Fortes.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.