África: Líder namíbio lembra luta independentista dos povos oprimidos

sam-nujoma
Sam Nujoma, primeiro presidente e líder da independência da Namíbia

Por David Corcho Hernández.

PL.- O ex-presidente da Namíbia Sam Nujoma lembrou ontem da luta heroica dos povos do Terceiro Mundo por sua emancipação definitiva durante um encontro com personalidades cubanas e estrangeiras celebrado em Havana.

Na sede da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e América Latina (Ospaaal), o líder africano agradeceu à Revolução cubana por seu apoio incondicional ao povo namíbio na luta por sua independência e na construção de uma nação próspera.

Nujoma, quem permanecerá em Cuba até a próxima segunda-feira, conversou num clima de cordialidade e respeito com embaixadores e representantes cubanos sobre a situação das nações do Sul e ofereceu uma explicação geral do estado atual do seu país.

Durante sua estadia em Havana, o primeiro presidente da Namíbia e líder histórico da Organização Popular da África Sul- Ocidental (SWAPO, por suas siglas em inglês) receberá hoje a Ordem Mehdi Ben Barca, que outorga a Ospaaal.

Na quarta-feira, o visitante teve uma entrevista com estudantes namíbios em Cuba, prestou homenagem ao revolucionário cubano falecido Jorge Risquet (1930-2015) e a os internacionalistas caídos nas guerras pela independência em nações africanas.

Nujoma foi o líder da luta do seu povo até atingir a independência de seu país ocupado pela África do Sul em 1990, ano em que também se tornou o primeiro presidente após eleições supervisadas pela ONU.
Entre as medidas aprovadas por seu governo para o benefício popular destaca a reforma agrária que expropriou os latifundistas brancos, proprietários das terras mais ricas da Namíbia.

Tradução: Tali Feld Gleiser, para Desacato.info.

Fonte: Resumen Latinoamericano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.