África Hoje

África Hoje é a primeira mostra exclusiva de documentários africanos a ser realizada no Brasil. 24 filmes serão exibidos ao longo de 2 semanas no Rio e 2 semanas em SP.

O continente africano, do qual mais da metade dos brasileiros é descendente, é inegavelmente percebido em nosso país (e no resto do mundo) de maneira preconceituosa e estigmatizada. Sua imensa diversidade cultural e social é praticamente desconhecida no Brasil, e isso deve-se, principalmente, à dificuldade de acesso ao que é produzido em seus 53 países. Através da rica cinematografia documental africana, a mostra “África Hoje” oferecerá um panorama amplo e contemporâneo do continente ao público brasileiro.

 

O evento tem a curadoria do moçambicano Pedro Pimenta, organizador do Dockanema, principal festival internacional de documentários na África, e da cineasta Luciana Hees; e é organizado pela produtora Mariana Marinho e pelo cineasta Marco Abujamra.

A mostra tem como objetivo oferecer um panorama da produção africana contemporânea de documentários; realizados por cineastas africanos ou de outras nacionalidades que abordem questões prementes do continente.

Complementando a mostra, teremos  um debate com a curadora Luciana Hees, o cineastra Marco Abujamra e o Doutor em Cinema da Costa do Marfim, Mahomed Bamba, no Rio de Janeiro  dia 27 de maio e em SP dia 29 de maio.

Datas

Caixa Cultural Rio
15 a 20 de maio e 22 a 27 de maio
De 3ª a domingo
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro

Caixa Cultural SP
29 de maio a 3 de junho e 5 a 10 de junho
De 3ª a domingo
Praça Da Sé, 111 – Sé / República

Serviço

3 sessões por dia – consulte a programação.
Ingressos 4,00 e 2,00
* Verifique a classificação indicativa diretamente no local

 

Foto: Filme Fronteira de amor e ódio de Camilo de Sousa – Moçambique, 2008, 33min.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here