África elege o seu primeiro deputado assumidamente gay

Publicado em: 23/05/2014 às 11:07
África elege o seu primeiro deputado assumidamente gay

mbhele

Zakhele Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há seis anos, sonhava em se tornar um membro do Parlamento

Zakhele Mbhele é o primeiro deputado assumidamente gay eleito na África, nos últimos quinze anos. Membro do Parlamento, o político fez seu juramento na Assembleia Nacional da África do Sul na última quarta-feira. As informações são do site Mamba Online.

Segundo a publicação, aos 29 anos, Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há seis anos sonha em se tornar um membro do Parlamento.

Apesar de sua orientação sexual transformar sua eleição em um fato histórico, ele afirma que não quer ser resumido a somente isso. “Sei que é um fato histórico, mas não me defino como o ‘primeiro negro gay assumido do ministério’, sou muito mais que isso”, afirma ao site.

No entanto, o político espera que sua eleição ajude a estimular a auto estima de outros homossexuais. “Uma das coisas mais prejudiciais sobre homofobia é o seu efeito destrutivo sobre a auto-estima de um jovem que pertence à comunidade LGBT”, conta ele.

Mbhele disse ainda que vai dedicar seu mandato às questões LGBT, especialmente àquelas que afetam os gays e lésbicas em comunidades pobres.

Foto: Mamba Online / Reprodução

Fonte: Terra

Geledes

Deixe uma resposta