Advogado protocola pedido de impeachment de Beto Richa

denúncia

Na tarde do dia 25 foi protocolado um pedido de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A iniciativa do advogado Tarso Cabral Violin contou com o apoio de 6 mil assinaturas. Além disso, juristas e professores universitários também assinaram o documento que relembra o massacre sofrido por educadores e educadoras estaduais no dia 29 de abril, em frente à Alep, enquanto deputados(as) estaduais(as) votavam o Projeto de Lei que afeta a previdência dos servidores(as) públicos(as) do Paraná.

De acordo com Tarso, o governador Beto Richa teve responsabilidade ao permitir que a polícia ferisse os(as) manifestantes. “Foi crime de responsabilidade o que aconteceu naquele dia. O governador pode não ter mandado bater nos professores, mas ele poderia ter mandado parar de baterem. O Ministro da Justiça e senadores entraram em contato com Beto Richa, mas ele não tomou nenhuma atitude”, destaca o advogado.

Tarso lembra que as assinaturas de mais de 6 mil pessoas mostram o apoio ao pedido de impeachment. “Esse apoio é essencial para que os deputados saibam que existe pressão popular para o processo de impeachment”, explica.

O massacre sofrido pela categoria de servidores(as) públicos(as) deixou mais de 200 feridos fisicamente em Curitiba. Além disso, milhares de educadores(as) ficaram abalados com a violência moral e psicológica que sofreram da polícia. Por causa do massacre, o então secretário de Segurança, Fernando Francischini, perdeu o cargo, assim como já havia acontecido com o secretário de Educação, Fernando Xavier. O comandante geral da Polícia Militar (PM), César Vinícius Kogut, também deixou o cargo e anunciou que a polícia cumpria ordens da Secretaria de Segurança, contraponto as declarações de Francischini ao jogar a responsabilidade toda em cima da polícia.

Até o momento, o único que ainda não foi diretamente responsabilizado pelo massacre, que foi mundialmente divulgado (clique aqui para ver as moções e notas de apoio enviadas aos educadores e educadoras do Paraná), foi o governador Beto Richa.

Para ver a petição pelo pedido de impeachment de Beto Richa, protocolado na Alep, clique aqui. 

Fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=11420

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.